Os atletas do SC Braga, Joana Pereira, José Abílio Gonçalves e Domingos Vieira, integram a Seleção Nacional de Boccia que vai participar no Campeonato da Europa, a decorrer a partir desta quinta-feira, 8 de julho, em Zagreb, Croácia.
A Gverreira Joana Pereira, acompanhada por Ana Francisco, fará a sua estreia nesta importante competição internacional, competindo na classe BC3 nas provas individuais e de pares. José Abílio Gonçalves, na classe BC3, apoiado por Paulo Correia, vai disputar as provas individuais e de pares, enquanto Domingos Vieira, na classe BC4, acompanhado por José Teixeira, competirá na prova individual.
Joana Pereira
Estreia nos Europeus: “É a minha primeira vez num Europeu, e é uma sensação ótima. Traz-me a consciência de que este momento é fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver até agora. É uma sensação inexplicável porque era um dos meus grandes objetivos: estar neste palco ao lado dos melhores atletas da Europa”.
Preparação para a competição: “Não começou agora, claro. É o resultado de um processo que teve início em setembro. Houve ajustes pelo caminho porque temos de nos adaptar aos adversários, mas tudo foi pensado com o Europeu em mente. Mesmo a competição na Finlândia fez parte dessa preparação. Cada etapa foi vivida com o objetivo de chegar aqui e dar o meu melhor”.
Objetivos: “Neste Europeu, a nível individual, quero encarar cada jogo como uma oportunidade. O meu foco está em passar a fase de grupos. Sendo a minha estreia numa competição deste nível, prefiro ir passo a passo. Claro que o sonho de alcançar uma medalha está presente, mas acima de tudo, vou dar tudo em cada jogo”.
Representação do SC Braga no Europeu: “Se a nível individual já é uma honra participar, fazê-lo ao lado de colegas do Clube como é o caso do Domingos Vieira e José Abílio Gonçalves torna tudo ainda mais desafiante e enriquecedor”.
Prova de Pares BC3 com um colega de Clube: “É também muito especial poder partilhar o campo com uma referência nacional e internacional como o José Abílio Gonçalves. Para mim, ele sempre foi uma inspiração, pelo esforço, dedicação e percurso que tem. É uma honra competir ao lado de alguém que admiro tanto. Vamos levar para a competição aquilo que treinamos juntos no clube. Isso é uma motivação extra para mim”.
José Abílio Gonçalves
Motivado: “Sinto-me muito bem. Venho de uma fase desafiante, mas estou preparado para ultrapassar todos os obstáculos. É sempre um enorme orgulho representar Portugal”.
Preparado para a competição:“Foi uma temporada com altos e baixos, mas estive sempre muito bem preparado, graças ao apoio constante do Clube”.
Prova de Pares BC3 com um colega de Clube: “É uma grande vantagem podermos contar com todo o nosso background de treino. Ainda assim, as competições são exigentes, com adversários muito experientes e ambiciosos, que nos vão obrigar a dar o nosso melhor”.
Representação do SC Braga no Europeu: “É sempre uma experiência muito positiva, que reflete bem o trabalho, a dedicação e a competência da equipa técnica da secção de boccia do SC Braga, assim como a qualidade dos seus atletas”.
Domingos Vieira
Feliz por representar Portugal: “Depois de algum tempo em que não era opção, é com muito orgulho que volto a ter esta oportunidade de mostrar o meu valor, representar o meu país e o SC Braga. Por isso, sinto-me bem, sinto-me capaz e preparado para dar o meu melhor nesta competição que são os Europeus”.
Preparado: “As minhas expectativas passam sempre por encarar cada jogo como uma final. Vou dar o máximo em cada partida. O objetivo principal é passar a fase de grupos e, a partir daí, tudo pode acontecer”.
Objetivos: “Vou participar na prova individual na classe BC4. Tal como sempre fiz desde que cheguei aqui, darei tudo de mim. Sei que, por vezes, as coisas não correm como desejamos, mas uma coisa é certa: a minha entrega é total desde o momento em que entro em campo”.
Preparação para a competição: “Tem sido exigente, mas muito positiva. Tenho conseguido conciliar o trabalho com os treinos que nos são propostos. E é precisamente isso que é necessário: para uma competição deste nível, não chega fazer apenas o habitual. É preciso ir além, intensificar o treino, para aumentarmos as nossas hipóteses de alcançar algo especial”.
Representação do SC Braga no Europeu: “É muito importante termos alguém do Clube a participar connosco no Europeu. Mais uma vez, mostramos que o SC Braga tem grandes valores na modalidade e que o trabalho tem dado frutos. O boccia do SC Braga tem crescido de forma consistente. Vamos os três, eu, José Abílio Gonçalves e Joana Pereira, unidos e com ambição. Acredito que todos vamos dar tudo para honrar o Clube nas provas em que vamos competir”.