Gabriela Araújo e Jorge Pinto vão representar o SC Braga, na 1ª Liga FNKDA 2024, competição aberta ao público que vai decorrer dia 16 de março, no Estádio Universitário do Porto. A jovem atleta vai competir na categoria Light Kick, enquanto que Jorge Pinto irá disputar na disciplina de Low Kick.
Na antevisão da prova, os Gverreiros destacaram a preparação árdua para o combate, de forma a alcançarem o melhor resultado possível. Os atletas sublinharam ainda o orgulho em representar o SC Braga na competição e o desejo de trazerem a vitória para casa.
Gabriela Araújo
Foco na performance: “As expectativas para a prova são muito elevadas. Tenho treinado bastante e com grande qualidade, por isso, estou bastante entusiasmada para ver a minha prestação e perceber a minha evolução.”
Preparação para a prova: “Os treinos têm corrido muito bem. Tenho-me focado nas dificuldades que apresentei nos combates anteriores e, juntamente com os meus treinadores, estou a tentar melhorar tudo o que posso, de forma a apresentar um bom nível competitivo.”
Vontade de brilhar: “Acima de tudo, pretendo deixar tudo o que sei dentro do tatami, honrar o SC Braga, pois é um privilégio lutar com o emblema do meu Clube ao peito, orgulhar toda a equipa e, claro, se possível, trazer a vitória. Quero sair do tatami consciente de que fiz tudo o que estava ao meu alcance para que a minha prestação fosse a melhor possível.”
Metas bem traçadas: “O grande objetivo é alcançar a vitória. Sem sombra de dúvidas, que nesta modalidade a evolução é continua. Se olhar para todo o trabalho desenvolvido ao longo da época passada, nos três combates a minha evolução foi notória. Isso faz-me acreditar que tenho grandes capacidades de fazer da presente época uma jornada memorável.”
Pilares fundamentais para triunfar: “Acredito que nada se alcança sem trabalho. Considero que a dedicação e a disciplina são fatores cruciais para alcançar a vitória. Para além disso, a nível social é muito importante ter um bom ambiente de treino, pois torna tudo mais fácil. Falo por experiência própria, após ter perdido o meu primeiro combate foi muito difícil encontrar motivação. Estar aqui hoje a perspectivar mais um combate, deve-se muito ao meu mestre, ao diretor da modalidade e, sem dúvida, a toda a equipa”.
Acesso gratuito como uma oportunidade de conhecer o talento nacional: “Julgo que tornar gratuita a entrada deste evento é uma ótima iniciativa. Para além de permitir alcançar um maior número de pessoas que apreciam combates, dá também a conhecer muito do trabalho realizado durante toda a época. Esta iniciativa ajuda igualmente a quebrar muitos dos estereótipos que existem sobre este tipo de modalidades, mostrando a todos que a luta é muito mais do que se vê nos ringues.”
Jorge Pinto
Ambição de honrar o trabalho desenvolvido: “Tenho altas expectativas para a prestação de todos os atletas. Acredito que vamos regressar a Braga orgulhosos do que fizemos.”
Trabalhar para alcançar o melhor resultado possível: “Temos vindo a treinar arduamente. Preparámo-nos já há algum tempo para esta prova e vamos fazer com que todo o treino e preparação sejam recompensados.”
Dedicação e foco no combate: “Este desporto é realmente exigente, tanto a nível físico como mental, mas treinei para lidar com essa exigência e sinto-me preparado para a prova. Posso prometer entrega máxima dentro do ringue.”
Conquista de títulos como grande meta: “No SC Braga trabalhamos todos em conjunto sempre com o objetivo de trazer o maior número de troféus para o Clube. Por isso, esta época não será excepção.”
Fórmula da vitória: “Acredito que o sucesso de um lutador depende da sua entrega, disciplina e resiliência, não só nos combates como nos treinos. Como o meu treinador, Paulinho, costuma dizer: “os combates ganham-se nos treinos”.”
Gratuitidade do combate: “Ter o público na bancada só impulsiona o espetáculo. Para além disso, acredito que o acesso gratuito a estes eventos contribui de forma ativa para o desenvolvimento da modalidade, o que é essencial.”