O SC Braga venceu esta terça-feira o Caldas SC por 3-0, no Estádio Manuel Marques, garantindo a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. Depois de uma primeira parte equilibrada e exigente, os Gverreiros do Minho entraram de forma demolidora na segunda metade e decidiram o encontro em apenas alguns minutos.

O jogo começou com um aviso dos minhotos logo aos 4 minutos, quando Fran Navarro, após um sprint impressionante de Rodrigo Zalazar, cabeceou em balão com a bola a rasar o travessão. O Caldas respondeu aos 22 minutos, por Gonçalo Barreiras, que apareceu solto à entrada da área e rematou forte, ficando muito perto de surpreender a baliza bracarense. A primeira parte ficou marcada pela grande personalidade da equipa da casa, forte nos duelos e criteriosa na ocupação dos espaços, enquanto o SC Braga só conseguiu criar verdadeiro desequilíbrio nos minutos finais.

Tudo mudou após o intervalo. Os Gverreiros regressaram com outra intensidade e foram absolutamente letais. Aos 50 minutos, Fran Navarro abriu o marcador, após canto batido pela esquerda: Gabriel Moscardo ganhou de cabeça e o avançado espanhol desviou para o 0-1. Três minutos depois, nova bola parada e novo golo. Leonardo Lelo cobrou o canto ao primeiro poste e Paulo Oliveira elevou-se acima de todos para fazer o 0-2 com um cabeceamento certeiro. O SC Braga não tirou o pé do acelerador e, aos 59 minutos, fechou as contas com um grande golo coletivo. Zalazar, Ricardo Horta e Dorgeles combinaram com classe e o médio costa-marfinense, de fora da área, colocou a bola junto ao poste, sem hipóteses para Duarte Almeida. O SC Braga ainda podia ter ampliado a vantagem aos 70 minutos, quando Fran Navarro falhou a emenda à boca da baliza, após nova jogada ofensiva. Até ao apito final, os minhotos controlaram o ritmo, geriram a vantagem e confirmaram, sem sobressaltos, a presença nos quartos de final da Taça de Portugal.

Os Gverreiros do Minho seguem em frente na prova rainha, mantendo intacta a ambição de chegar longe na competição.