Se o inverno rigoroso ainda não chegou a Portugal, nós vamos até ele. A próxima deslocação do SC Braga na Liga Europa está reservada para esta semana, mais precisamente para Borås, a casa do IF Elfsborg. Quem é este clube que já viveu anos de glória e que quer continuar a deixar a sua marca na Europa? Vem daí!

Idrottsföreningen Elfsborg. Este é o nome oficial dos suecos, clube fundado em 1904 por 19 jovens entre os 14 e 15 anos, com destaque para Carl Larsson. Nasceu, assim, o Borås Fotbollslag, que mudou de nome pouco depois para a designação atualmente conhecida. Nos anos iniciais, principalmente nos anos 30, foi um dos principais ‘viveiros’ de jogadores da seleção sueca, que era uma das referências na época. O primeiro título nacional surgiu em 1936, naquele que seria o primeiro de seis troféus conquistados. 

No meio de tanta história, há um momento que se destaca. Em 1960, o IF Elfsborg venceu a 2ª Divisão Nacional e, no ano seguinte, contra todas as expetativas, fez o impensável: conquistou o Allsvenskan. Esta conquista permitiu ao clube sueco alcançar, pela primeira vez, um lugar nas competições europeias no ano seguinte. Após vários anos entre a primeira e a segunda divisão, o IF Elfsborg vive um período estável e com recorrentes participações europeias no século XXI. O último título de campeão nacional foi conquistado em 2012, já na Borås Arena (já lá vamos) e os suecos já contam com três presenças em fases de grupos da Taça Uefa/Liga Europa nas últimas três décadas. 

Os palcos de várias gerações de ouro

Os suecos jogam os seus encontros na condição de visitado na Borås Arena, recinto inaugurado em 2005 e com capacidade para um máximo de 17.800 espetadores. Antes disso, o mítico Ryavallen foi a casa dos amarelos e pretos. Foi um dos estádios que recebeu jogos do Mundial de 1958 e foi o palco de muitos momentos de glória do IF Elfsborg. Destaque ainda para o Ramnavallen, o primeiro estádio propriamente dito da equipa sueca, que substituiu o relvado onde se realizaram os primeiros jogo do IF Elfsborg: um pequeno campo no Folkparken. 

Jogadores marcantes

No meio de tantos jogadores marcantes na história do IF Elfsborg, há um que se destaca: Sven Jonasson. O internacional sueco é ainda, até ao dia de hoje, o melhor marcador e o jogador com mais jogos do clube. Representou o clube entre 1927 e 1940, conquistou três títulos de campeão sueco e está no ‘Hall of Fame’ do futebol da Suécia. Karl-Erik Grahn também se destaca pelos 346 jogos durante 17 anos, assim como Thomas Ahlström, que marcou 101 golos. Mais recentemente, Anders Svensson foi um dos jogadores marcantes do clube com 200 jogos, tendo ainda um lugar importante na história da Seleção da Suécia. 

História a reescrever

Os Gverreiros partem para o território sueco com um objetivo claro: reescrever história. Em 2009, o SC Braga defrontou o IF Elfsborg na terceira ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. O resultados dos dois desafios sorriu aos suecos, que avançaram na eliminatória. 1-2 em casa e 2-0 em Borås, com Meyong a marcar o único golo arsenalistas frente ao nosso adversário de quinta-feira. Que o destino queira um desfecho diferente desta vez. 

O jogo entre os Gverreiros e o IF Elfsborg realiza-se na Suécia já esta quinta-feira.