José Abílio Gonçalves acompanhado por Paulo Correia e Joana Pereira por Ana Catarina Francisco foram homenageados, esta quinta-feira, depois de conquistarem o título de Vice-Campeões da Europa em Pares BC3, e de José Abílio Gonçalves se sagrar Campeão Europeu na prova individual de BC3, no Campeonato da Europa ao serviço da Seleção Nacional de Boccia, na Croácia.
O evento, que decorreu na Cidade Desportiva, reuniu várias personalidades que destacaram o orgulho pelo feito histórico dos atletas do SC Braga a representar Portugal.
António Salvador, presidente do SC Braga, enalteceu o feito dos atletas que representaram o Clube e o país: “Hoje estamos aqui para prestar reconhecimento pelo trabalho desenvolvido neste clube ao longo destes anos no boccia. E, em particular, reconhecer o mérito pela conquista da medalha de ouro do José Abílio Gonçalves e da medalha de prata da Joana Pereira, em pares com o José Abílio Gonçalves. Dizer também que hoje estamos nesta casa, uma casa que é vossa, onde trabalham diariamente. E, mais do que estas medalhas que conquistaram, que são, sem dúvida, de enorme mérito, quero dizer que o SC Braga é um clube para todos. E é ganhar com todos, promovendo a inclusão do desporto para todas e todos. Vocês elevaram o nome de Portugal ao mais alto nível e levaram também o nome do SC Braga também ao mais alto nível, com a conquista destas medalhas”.
Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, agradeceu e reconheceu o esforço de todos os envolvidos: “Um cumprimento muito especial aos nossos dois homenageados, aos seus companheiros que são fundamentais, e às suas famílias, que são também elos essenciais, sem os quais não seria possível alcançar estes resultados de excelência. Tudo isto é possível porque, efetivamente, as vossas condições melhoraram substancialmente desde o momento em que a Cidade Desportiva foi construída. E temos de reconhecer que o grande obreiro deste projeto foi o nosso presidente António Salvador, pois, sem ele, este espaço não existiria. Este espaço é fundamental para os resultados que hoje aqui celebramos e que eu espero vir a celebrar muitos mais. Um muito obrigada, por parte do Município de Braga, pelos vossos resultados, pela vossa resiliência, pela vossa coragem e determinação”.
Joana Pereira falou sobre o orgulho que sente pela sua participação e conquista: “A medalha é o culminar de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há já algum tempo. Foi a minha primeira prova internacional em Pares com o José Abílio Gonçalves, e, acima de tudo, foi um orgulho enorme partilhar o campo e o jogo com ele. Como já disse, o José Abílio Gonçalves e o Paulo Correia são referências para mim, e isso, por si só, é motivo de orgulho. Sentimos que cumprimos o nosso dever, e quero agradecer, mais uma vez, ao SC Braga por todas as condições que nos têm proporcionado”.
José Abílio Gonçalves manifestou a sua satisfação e destacou a importância desta conquista: “Estes dois títulos de Campeão Europeu e de Vice-Campeão Europeu em Pares representam, para mim e para a Seleção Nacional, o reflexo de um trabalho concretizado. Sempre que entro num campeonato, é com o objetivo de vencer. Estes resultados mostram que estou a trabalhar bem, e isso torna-se evidente em competições exigentes como esta. É uma honra estar aqui e ser homenageado ao lado da minha colega, Joana Pereira”.
Cláudia Corais, diretora da secção de boccia do SC Braga, manifestou o profundo orgulho pelo percurso dos atletas: “Estou super orgulhosa. Temos imenso orgulho, José Abílio Gonçalves, e sabes do que estou a falar por teres conseguido tudo aquilo que conquistaste. Joana Pereira, também a ti, porque também foi importante estares lá e ajudares na prova de Pares. Além de vocês os dois, havia também duas pessoas por trás: o Paulo Correia e a Ana Catarina, que, juntamente convosco, ajudaram a conquistar as medalhas. Queremos dar os parabéns ao senhor presidente por nos ter proporcionado uma casa como esta, onde conseguimos treinar a qualquer hora, em qualquer dia, e ter à disposição todo o equipamento necessário e o espaço fundamental. Também agradecemos à Câmara de Braga por estar sempre presente e tentar ajudar-nos em tudo. Em meu nome pessoal e da secção, muito obrigada ao SC Braga, à Câmara Municipal de Braga e aos nossos atletas”.