José Abílio Gonçalves (BC3) acompanhado por Paulo Correia apurou-se, este sábado, para as meias-finais do Campeonato da Europa de Boccia, a decorrer na Croácia até 16 de julho.

O Gverreiro ao serviço de Portugal começou com uma derrota por 4-2 frente ao sueco Christoffer Hagdahl, mas respondeu da melhor forma, vencendo Michal Tizo, da Eslováquia, por 10-0. O segundo lugar no grupo valeu-lhe a passagem aos quartos de final, onde bateu o italiano Mirco Garavaglia por 6-3. Com este triunfo, José Abílio Gonçalves garantiu um lugar nas meias-finais e mantém Portugal na corrida pelas medalhas. O jogo das meias-finais será este domingo, às 8h30 (hora PT), diante do polaco Jaroslaw Plewa. 

Já Joana Pereira (BC3), com Ana Catarina Francisco, e Domingos Vieira (BC4), com José Teixeira foram eliminados na fase de grupos. Domingos Vieira perdeu os dois primeiros jogos frente a Stephen McGuire (8-3) e Dorian Decarme (5-2), vencendo depois Radek Prochazka (5-4) e Dominik Walczyk (11-1), mas terminou em 3.º lugar no grupo.

Joana Pereira estreou-se com um empate (5-5) frente à turca Havva Alyurt, com derrota no desempate. Seguiu-se uma vitória por 9-0 sobre Dora Lovric e outra por 5-3 frente a Luba Skvarnova, mas a derrota final frente à polaca Edyta Owczarz (5-1) ditou a sua eliminação.

Desta forma, o atleta Domingos Vieira encerra a sua participação no Europeu de Boccia, enquanto Joana Pereira continua na prova de Pares.