Enquanto não fica decidida a eliminatória entre Lechia Gdańsk e Brøndby IF, vamos mostrar-te com o que ‘podes contar’ de ambas as equipas.

O procedimento é o habitual… Colocar os cintos de segurança e embarcar na primeira viagem na UEFA Europa League 2019/2020.

A primeira paragem faz-se em Gdańsk, na sempre misteriosa Polónia.

 

Polacos de boa memória

 

 

Caso se verifique a passagem do Lechia Gdańsk, será apenas a segunda vez que o SC Braga vai defrontar um adversário polaco. As memórias são boas e… inesquecíveis.

Em 2011, naquela bela caminhada até Dublin, cruzámo-nos com o Lech Poznań nos 16 avos de final da UEFA Europa League.

A primeira mão, disputada em solo polaco, terminou com um desapontante 1-0 a favor do conjunto da casa. Mas falando de coisas boas… Não há como esquecer a segunda mão na Pedreira, que terminou com um 2-0 e consequente passagem à fase seguinte.

Alan (8′) e Lima (36′) assinaram os golos de uma noite memorável.

 

Lechia Gdańsk: Um emblema em ascensão

 

 

O Lechia Gdańsk é um dos emblemas em ascensão na Polónia. Depois de uma época 2017/2018 algo sofrível – onde lutou até à última jornada pela permanência no principal escalão -, arrancou para um 2018/2019 de grande sucesso.

Ao excelente terceiro lugar na Ekstraklasa (Liga Polaca), juntou a conquista da Taça da Polónia depois de ter derrotado o Jagiellonia por 1-0 na final.

Com Piotr Stokowiec no leme da equipa e com o contributo de jogadores experientes como o português Flávio Paixão – melhor marcador da equipa na temporada passada com 15 golos -, o Lechia Gdańsk tem elevado o seu estatuto. Prova disso, é a Supertaça conquistada esta temporada, tendo derrotado o campeão Piast Gliwice por 3-1.

Na Ekstraklasa, que se iniciou no fim de semana passada, arrancou com um empate a zero no terreno do Lodzki.

 

Velhos conhecidos de Ricardo Sá Pinto

 

 

Ricardo Sá Pinto e o Lechia Gdańsk conhecem-se, seguramente, bastante bem. Adversários na Ekstraklasa na temporada passada, Ricardo Sá Pinto somou um empate a zero no único duelo que teve com este conjunto.

Há por isso, um conhecimento mútuo ao nível das ideias de jogo e, no caso de Ricardo Sá Pinto, daquilo que são os jogadores.

Esse pode vir a ser um fator importante numa possível eliminatória entre SC Braga e Lechia Gdańsk, numa era onde todo o detalhe conta no futebol.

 

Anfitriões da final

 

 

A PGE Arena Gdańsk foi o palco escolhido para receber a final da UEFA Europa League, agendada para o dia 27 de Maio de 2020.

Situado na cidade costeira de Gdańsk e construído para o Euro 2012, tem capacidade para 43 608 espectadores e é um palco de boas memórias para Trincão. No Campeonato do Mundo de Sub-20, o Gverreiro do Minho anotou o golo que deu a vitória a Portugal sobre a Coreia do Sul.

 

 

Também Ricardo Sá Pinto é conhecedor da atmosfera em Gdańsk onde, tal como já foi referido, empatou a zero no único encontro que disputou com os da casa. Mais um bom presságio?