A terceira jornada da fase de grupos da UEFA Europa League leva-nos até um país que conhecemos mais do que bem. A Turquia.

Entre UEFA Champions League, UEFA Europa League e Taça Intertoto, são doze encontros e seis adversários turcos.

Para se ter uma noção, a Turquia é segundo país que o SC Braga visitou mais vezes, sendo apenas ‘batido’ pela Inglaterra.

 

 

O saldo acaba por ser bastante positivo para a Legião, que contabiliza sete vitórias, um empate e quatro derrotas.

No que diz respeito aos encontros realizados na Turquia, o saldo torna-se ainda mais interessante. São três vitórias, um empate e duas derrotas no terreno de adversários turcos. Um registo para melhorar esta quinta-feira?

 

Uma primeira vez abençoada

20 de julho de 2008. Primeira mão da terceira eliminatória da Taça Intertoto. Jorge Jesus – treinador ‘da moda’ por estes dias – no comando dos Gverreiros do Minho.

O SC Braga deslocou-se a Sivas, bem no o coração da Turquia, para defrontar o Sivasspor, clube onde brilham, atualmente, Marcelo Goiano e Hugo Vieira.

 

 

E a primeira vez em solo turco não poderia ter corrido melhor. Com golos de Roland Linz (45′) e Moisés (78′), os Gverreiros do Minho venceram confortavelmente por 0-2.

A superioridade do SC Braga confirmar-se-ia uma semana mais tarde, em Braga. Na segunda mão, os comandados de Jorge Jesus venceram o Sivasspor por contundentes 3-0. Matheus (45′), Roland Linz (57′) e Luís Aguiar (69′) coloriram o triunfo bracarense.

 

Tanıştığımıza memnun oldum, Istanbul

Em bom português, “Prazer em conhecer-te, Istambul”.

Praticamente quatro anos depois, o SC Braga regressou à Turquia para, finalmente, conhecer a desconcertante cidade de Istambul.

Leonardo Jardim ao leme do SC Braga, 16 avos-de-final da UEFA Europa League e uma eliminatória a pender, ao intervalo, para um gigante turco que reencontramos agora.

 

 

Na primeira mão, com um dos golos a ser apontado por Simão Sabrosa, o Beşiktaş JK venceu na Pedreira por 2-0. Carlos Carvalhal era, então, o técnico das Águias Negras.

Contudo, os Gverreiros do Minho estavam demolidores na Liga Portuguesa e não havia em Braga quem não acreditasse num desfecho feliz.

 

Assim, com uma armada liderada por nomes como Alan, Lima ou Hugo Viana, o SC Braga foi ao İnönü Stadium – antiga casa do Beşiktaş JK – realizar uma exibição de grande nível. 

Infelizmente, o golo de Lima aos 25 minutos não chegou… Personalizada, a formação de Leonardo Jardim criou oportunidades suficientes para marcar e seguir em frente. Eficácia diferente e estaríamos a escrever sobre uma noite épica.

 

Um regresso feliz a Istambul

Um ano depois de conhecer Istambul, o SC Braga regressou para defrontar outro gigante do futebol turco. O todo poderoso Galatasaray SK.

UEFA Champions League 2012/2013 e, após a derrota na receção ao CFR Cluj na jornada inaugural do grupo H, o SC Braga chegava à Turquia algo pressionado.

Pela frente estava o campeão turco, mas a equipa comandada por José Peseiro deixou mostras de grande qualidade e caráter. Os Gverreiros do Minho puxaram dos galões e venceram por 0-2.

 

 

Rúben Micael (27′) e Alan (90+4′) selaram um triunfo muito saboroso.

No jogo disputado em Braga, referente à sexta e última jornada da fase de grupos, o Galatasaray SK selou a passagem à próxima fase com uma vitória por 1-2.

 

Noite épica apagou primeiro desaire na Turquia

Foi preciso esperar mais quatro anos para o SC Braga regressar a solo turco. Sim, novamente a Istambul… mas desta feita contra mais um dos grandes nomes do futebol da Turquia.

Em 2016, ano da gloriosa conquista da Taça de Portugal, com Paulo Fonseca no comando técnico, o SC Braga encontrou pelo caminho o Fenerbahçe SK nos oitavos-de-final da UEFA Europa League.

A primeira mão, disputada no Estádio Şükrü Saraçoğlu, sorriu ao conjunto da casa, que acabou por vencer por 1-0 com um golo de Mehmet Topal nos últimos minutos.

Depois de três vitórias em três jogos na Turquia… a primeira derrota.

 

 

A segunda mão exigia, por isso, o melhor SC Braga. E os Gverreiros do Minho puxaram mesmo dos galões, proporcionando uma das mais épicas noites europeias da história do clube.

Os golos Hassan (11′), Josué (69′), Stojiljkovic (74′) e Rafa (83′) derrotaram um Fenerbahçe SK – comandado por Vítor Pereira – que tinha nas suas fileiras nomes como Nani, Raúl Meireles, Bruno Alves, Diego… ou Van Persie.

 

De volta à Turquia mais profunda

No mesmo ano de 2016, a UEFA Europa League voltou a colocar a Turquia como destino da Legião.

Na fase de grupos da competição, o SC Braga ficou inserido no grupo H juntamente com KAA Gent, Shakhtar Donetsk e… Konyaspor.

 

 

Gverreiros do Minho de novo numa Turquia mais profunda, conseguindo trazer um ponto para Portugal fruto de um empate a uma bola.

Milosevic (9′) deu uma vantagem madrugadora ao Konyaspor, que Hassan (55′) viria a anular.

No encontro disputado em Braga, a equipa orientada por José Peseiro venceu de forma esclarecedora por 3-1. Após Rangelov (30′) ter dado vantagem ao conjunto turco, o SC Braga respondeu com golos de Velázquez (34′), Wilson Eduardo (45′) e Ricardo Horta (90′).

 

Última visita de memória agridoce

Um ano volvido do encontro com o Konyaspor e adivinhe… o SC Braga de regresso a terras turcas.

Passaportes carimbados para Istambul, onde o İstanbul Başakşehir é o senhor que se segue. Fase de grupos da UEFA Europa League 2017/2018 e um grupo com os dois emblemas, Hoffenheim e Ludogorets.

Última jornada da fase de grupos e um SC Braga líder do grupo com dez pontos, com o apuramento garantido e com o objetivo de selar a liderança. Por seu turno, o İstanbul Başakşehir alimentava esperanças no apuramento.

O encontro acabou por sorrir ao conjunto da casa, que se revelou mais eficaz. O jovem emblema turco venceu por 2-1, num jogo em que o SC Braga pode queixar-se da falta de sorte.

Apesar do desaire, apenas o segundo na Turquia, os Gverreiros de Abel Ferreira seguraram o primeiro posto de um dos ‘grupos da morte’.