O futebol marca a nossa história. A vida proporciona-nos reencontros (im)previsíveis. Cinquenta anos separam um adolescente de um homem que se tornou o mais importante do país. Tempos diferentes, momentos diferentes, mas a mesma paixão.

Melhor do que estarmos nós a falar, só mesmo o testemunho do próprio. Senhoras e senhores, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e sócio do SC Braga, recorda com a emoção as conquistas da Taça de Portugal de 1966 e 2016.

“Era um adolescente a 22 de maio de 1966. Estava entre a adolescência e a idade adulta e estive no Estádio do Jamor na primeira conquista da Taça de Portugal do nosso Sporting Clube de Braga. Entrei no estádio e até quis entrar no relvado para celebrar o golo do Perrichon e uma vitória difícil num jogo muito disputado com o Vitória FC”.

 

 

“Dia por dia. Cinquenta anos depois entreguei-vos a Taça de Portugal uma segunda vez, como Presidente da República Portuguesa. Como poderia sonhar em 1966 que, cinquenta anos depois, no dia 22 de maio, estaria a presidir à final da Taça de Portugal e acabaria por entregar ao nosso Sporting Clube de Braga o seu segundo troféu…”

“Duplos parabéns de um adepto que só não foi adepto, em virtude do cargo que ocupa, durante todo o jogo e na entrega da taça. Quando terminou o jogo e me senti sozinho no meu automóvel a conduzir, reapareceu o adepto do SC Braga que se felicitou pela segunda grande vitória na Taça de Portugal”.