É já esta quarta-feira que Mariana Machado entra em ação nos Mundiais de Atletismo em Oregon, nos Estados Unidos. 

Em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo, a atleta do SC Braga revelou que pretende aproveitar ao máximo esta experiência neste grande palco, com o intuito de no futuro lutar pelos melhores lugares.

Mariana Machado é a atleta mais jovem da comitiva portuguesa nesta competição, tendo chegado a Eugene’2022 com 15.25,87 minutos como melhor marca pessoal alcançada este ano. 

Mundiais: “Comecei a época a pensar nos Europeus, mas como a marca que fiz nos 5000 metros acabou por proporcionar uma abertura na minha presença. Alterámos todo o planeamento da época que estava mais apontada para fazer mais provas de 1500 metros. Como essa marca deu boas indicações, ‘mudámos a agulha’. Fiz depois uma corrida de 3000 metros e nos Campeonatos de Portugal apostei nos 5000 metros, para conseguir as marcas necessárias para entrar no lote das apuradas pelo World Ranking”.

1.º Mundial como Sénior: “Quero aproveitar a experiência porque acho que nós precisamos de entrar sempre nestes palcos, perceber como tudo é para um dia mais tarde poder lutar por outros lugares e objetivos mais altos. O objetivo é aproveitar para adquirir o máximo de conhecimentos, o máximo de experiência, ter a oportunidade de correr com as melhores do mundo para quem sabe, daqui por um ou três anos estar a lutar pelos melhores lugares. É assim que vou encarar”.

Subida na distância: “Tenho ideias muito definidas, assim como a minha treinadora. Preciso ser uma grande atleta de 1500 metros para poder ser uma grande atleta de 5000 metros. Este ano acabei por não ter essa oportunidade, mas o meu objetivo é apostar bastante nos 1500 metros, pois pelas minhas capacidades aeróbias sei que serei uma boa atleta de 5000 metros. E sim, será em 5000 metros que irei apostar para Paris’2024”.

Mariana Machado vai disputar a prova dos 5000metros na madrugada desta quarta-feira, pelas 00h51 (hora portuguesa).