Mariana Machado, atleta do SC Braga, inicia esta sexta-feira a sua participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A atleta bracarense vai competir nos 5.000 metros às 17h10.

A campeã nacional nos 5.000 metros estreia-se na maior competição do desporto mundial, seguindo as pisadas da mãe, Albertina Machado, que participou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles1984, Seul1988 e Atlanta1996. 

A fundista portuguesa, que recentemente estabeleceu um novo recorde pessoal, no meeting de Liège, na Bélgica, em junho, está confiante que pode bater essa marca na “maior competição desportiva do mundo”. Orgulhosa e feliz por representar Portugal e a cidade de Braga, a Gverreira tem como principal objetivo chegar à final da prova. 

Participar nos Jogos Olímpicos: “É um sentimento de enorme felicidade e orgulho, mas acima de tudo é uma grande responsabilidade representar o meu país e todas as pessoas que me acompanharam nesta viagem até à maior competição desportiva do mundo.”

Metas: “O meu objetivo é dar o meu melhor e demonstrar todo o trabalho que fiz até chagar aqui. Se as condições climatéricas e de corrida forem favoráveis, quero bater o meu recorde pessoal e lutar por um lugar na final”.

Preparação: “Foi dura e exigente, com muito treino e horas de dedicação. Tive de abdicar de grande parte da minha vida pessoal, familiar e académica, por isso espero ser recompensada por todo o meu esforço.”

Inspiração: “A minha mãe sempre me contou muitas histórias sobre as suas experiências olímpicas, mas nunca imaginei que um dia viesse a ter as minhas próprias experiências nos Jogos. Ela sempre foi um grande apoio ao longo da minha carreira, ajudando-me e aconselhando-me a tomar as melhores decisões na minha vida desportiva e pessoal.”

O SC Braga: “A bandeira do SC Braga está na minha mala e no meu coração. Gosto sempre de viajar com o meu cachecol do SC Braga, que representa muito para mim – o meu Clube e a minha cidade. É, sem dúvida, um apoio fundamental na minha carreira desportiva. É o clube que me viu crescer e me fez evoluir como atleta e como pessoa”.

Caso se qualifique, a final decorre no dia 5 de agosto, às 20h10.