Pedro e João Amaro, irmãos gémeos de 23 anos, chegam ao SC Braga para reforçar a equipa de atletismo. Estas duas  jovens promessas têm demonstrado, ao longo das suas carreiras, provas do seu talento e dedicação, representando Portugal em competições a nível nacional e internacional, destacando-se como especialistas em provas de fundo.

Pedro Amaro, proveniente do SL Benfica, tem-se destacado particularmente nas provas de 5.000 metros. A nível internacional, alcançou a melhor marca da carreira ao completar essa distância em 13m48s88c, no Meeting de Bruxelas, na época 2024/25. É um Gverreiro que também se evidencia em provas de estrada, tendo conquistado o primeiro lugar na Corrida de São Silvestre do Porto, em 2023.

O seu irmão gémeo, João Amaro, também proveniente do SL Benfica, tem brilhado não só nas competições federadas, mas também nas universitárias. O novo arsenalista é uma das jovens promessas nas provas de fundo, tendo-se sagrado tricampeão nacional universitário de Corta-Mato, em 2025.

Os dois Gverreiros competem lado a lado, tendo sido no Meeting de Braga na época passada que Pedro e João disputaram os 5.000 metros, terminando praticamente lado a lado na prova.

Nas primeiras declarações aos órgãos de comunicação do Clube, a nova dupla arsenalista afirmou sentir orgulho por poder contribuir para que o SC Braga alcance os seus objetivos. Os novos Gverreiros veem no clube uma oportunidade para potenciar a sua evolução enquanto atletas, num contexto que apoia a concretização tanto das metas individuais como coletivas.

Pedro Amaro

Projeto: “Reconhecemos no SC Braga uma grande equipa com um ambiente competitivo e profissional. Identificámo-nos com o projeto, com a ambição do Clube e acreditamos que aqui podemos continuar a crescer”.

Carreira Dual: “Sem o apoio da nossa família, conciliar a carreira como atletas e os estudos seria muito mais difícil. Para garantir que consigo equilibrar as duas áreas, este ano decidi fazer o mestrado em regime parcial e creio que esta opção me vai permitir ser o melhor que posso, sem prejudicar nenhuma das vertentes”.

Apoio: “É uma sorte enorme ter um irmão gémeo para treinar todos os dias e partilhar tudo. Há uma motivação constante e um apoio mútuo que nos faz evoluir juntos. Sabemos a sorte que temos e valorizamos isso”.

Metas 2025/26: “Os principais objetivos para esta época passam por alcançar uma boa classificação a nível coletivo, principalmente no Campeonato Nacional de Corta-Mato e no Campeonato Nacional de Estrada. A nível individual, o meu objetivo principal é melhorar o máximo possível a minha marca dos 5000m”. 

Autorretrato: “Resiliente, dedicado e honesto”.

Mensagem para os adeptos: “A equipa de atletismo do SC Braga está cada vez mais forte. Estejam atentos e continuem a apoiar, prometemos dar tudo em cada prova!”

João Amaro

Projeto: “Esta vinda para o SC Braga foi uma aposta em nós, que temos orgulho e vontade de a honrar com os resultados ambiciosos que o Clube procura atingir. Além disso, acreditamos que o apoio do Clube vai potenciar a realização dos nossos objetivos. É também um Clube que a nossa mãe já representou e fico feliz em percorrer caminhos por onde ela passou.”

Carreira Dual: “É bastante complicado conciliar os estudos e o desporto de alto rendimento. Não sou muito organizado, mas faço as duas coisas com gosto. Nas alturas de avaliações, é mais complicado, não conseguia descansar tão bem, sobretudo por ter vontade de fazer as duas coisas com rigor. Tive de optar por fazer o mestrado em regime parcial. Além disso, tenho a sorte de ter professores compreensivos”.

Apoio: “Ter um irmão gémeo, com características tão parecidas e com os mesmos objetivos no atletismo é uma vantagem enorme em relação aos nossos adversários. A ajuda e, às vezes, até sacrifício pelo outro é algo que só entre irmãos faz sentido. É uma motivação extra, um compromisso que não é só de cada um, mas também de um para com o outro”.

Metas 2025/26: “Para esta época procuro contribuir com a melhor classificação possível no Campeonato Nacional de Corta-Mato e no Campeonato Nacional de Estrada para as contas coletivas da equipa. A nível individual, tenho o grande objetivo de ser selecionado para o Campeonato da Europa de Corta-Mato. Na pista, quero bater os meus recordes pessoais, sobretudo fazer uma grande marca nos 5000m”. 

Autorretrato: “Consciente e guerreiro”.

Mensagem para os adeptos: “O meu sonho, aliado ao compromisso com o SC Braga, é que sejamos todos a remar para o mesmo lado. Por isso, lutarei sempre até ao fim”.