A equipa de atletismo do SC Braga participará, este domingo, na 101.ª edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, em Guimarães. Esta competição, que reunirá os melhores atletas portugueses da atualidade, terá início no Parque do Desporto e terminará na pista Gémeos Castro.

Mariana Machado foi a porta-voz da equipa feminina, enquanto Miguel Borges destacou os desafios e as expectativas da equipa masculina.

Os Gverreiros prevêem um grande desafio no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, mas estão determinados a conquistar um lugar no pódio. Com uma preparação sólida e o apoio da equipa e dos adeptos, encaram a pressão como uma motivação para lutar até ao último metro, honrando o legado do SC Braga.

O conjunto arsenalista irá competir nos escalões de seniores (masculinos e femininos), juniores masculinos e juvenis masculinos.

Mariana Machado

Importância da competição: “O Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo é uma das provas mais importantes da época. Temos consolidado o domínio na vertente do meio-fundo, e a ambição mantém-se.”

Antecipação: “O percurso é exigente, alguns membros da equipa tiveram a oportunidade de treinar nele, o que pode ser uma vantagem significativa.”

Sentimento Gverreiro: “Sentimos um orgulho imenso e uma felicidade extrema. Carregar o emblema do SC Braga ao peito é uma grande responsabilidade, mas também uma profunda gratidão por representar o Clube da minha cidade e levá-lo ainda mais longe.”

Superação: “É normal sentirmos alguma responsabilidade e, de facto, existe alguma pressão. Contudo, a pressão é um privilégio. Significa que atingimos o nível mais alto e que há grandes expectativas em relação ao nosso desempenho coletivo. Acredito, no entanto, que esta pressão funcione mais como fonte de motivação.”

Lição adquirida: “Todos pontos contam. Qualquer adversária que ultrapassarmos até ao último metro significa mais um ponto para nós. Se for uma atleta de uma equipa adversária direta isso é ainda mais relevante: é um ponto a mais para nós e um a menos para elas, o que representa uma diferença de dois pontos no total. Por isso, todos os pontos contam e a luta é até ao último metro.”

Suporte: “O apoio que recebemos tem uma grande influência em nós. Embora o atletismo seja uma modalidade individual, somos o reflexo de um trabalho em equipa, que inclui o apoio do Clube, dos treinadores, da equipa técnica e de todos os elementos. Quanto aos adeptos, faço um apelo para que compareçam em Guimarães e apoiem as nossas equipas. Sem dúvida, esse apoio será um extra que nos ajudará a aproximar-nos ainda mais do nosso objetivo.”

Objetivo: “Esperamos confirmar que a equipa feminina do SC Braga veio para ficar. Queremos, este domingo, ser Tricampeãs Nacionais de Corta-Mato. O nosso objetivo é mostrar ao Clube, à cidade e aos nossos adeptos que existe agora uma equipa feminina que honra as conquistas do passado, vence no presente e está preparada para triunfar no futuro.”

Miguel Borges

Ambição: “Este é um dos momentos mais importantes da nossa época desportiva. Para além de estar em disputa um título Nacional, temos também a qualificação das duas primeiras equipas para as competições europeias, algo que ambicionamos muito.”

Mudanças: “Existem novidades no percurso desta edição. Em relação aos últimos anos, trata-se de um percurso mais à medida de um verdadeiro Corta-Mato, bastante técnico, o que acaba por tornar a competição ainda mais emotiva.”

Orgulho: “Ter a oportunidade de fazer parte de uma equipa com um legado tão grande na história do desporto nacional é um motivo de enorme orgulho para todos nós. A cidade vive muito intensamente as conquistas do Clube, e isso é uma fonte de motivação para toda a equipa.”

Determinação: “O resultado do ano passado foi bom, mas não é suficiente para o nível que queremos colocar a equipa masculina de Corta-Mato do SC Braga. Estamos fortes e motivados para ir em busca de um melhor resultado.”

Estabilidade: “Conseguimos manter o núcleo duro da equipa, que tem vindo a ser construída há já algum tempo, e ainda tivemos a oportunidade de contar com reforços extremamente competitivos.”

Apoio: “O SC Braga demonstrou uma grande confiança neste grupo de trabalho, e isso é uma motivação extra para todos nós. Todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa técnica é fantástico. Aqui sentimo-nos em casa e unidos em torno de um objetivo comum. O apoio vindo dos nossos sócios e simpatizantes também é fundamental, por isso aproveito para apelar a todos que domingo compareçam na pista de atletismo Gémeos Castro, em Guimarães, para assistir ao Campeonato Nacional de Corta-Mato.”

Espírito Gverreiro: “Sabemos da importância desta competição no seio do Clube, por isso estamos preparados para lutar até ao último metro e melhorar o resultado do ano passado.”