Moussa Koné junta-se ao plantel sénior de basquetebol do SC Braga para 2025/26. O poste de 32 anos e 2,03 metros chega proveniente da AD Ovarense.
Natural do Bronx, nos Estados Unidos, o Gverreiro tem dupla nacionalidade, norte-americana e costa-marfinense. Formado nos EUA, iniciou a sua carreira profissional na Europa em 2016, representando clubes na Alemanha, Espanha e Suécia. A chegada a Portugal deu-se em 2023/24, ao serviço do Portimonense SC, no principal escalão nacional.
Com esta contratação, o SC Braga aposta num jogador experiente e com percurso internacional, reforçando o compromisso de construir um plantel competitivo para a nova época, que marca a estreia do clube na Liga Masculina de Basquetebol. Sob o comando de Pedro Grenha, o coletivo arsenalista recebe mais um reforço, que passa a integrar o grupo de caras novas ao lado de Litos Cardoso, Sérgio Alves e Miguel Peixoto.
Em declarações aos órgãos de comunicação do Clube, Moussa Koné afirmou estar satisfeito por integrar o projeto de basquetebol do SC Braga. O atleta arsenalista acrescentou que pretende dar o máximo pela equipa e que, em conjunto, ambicionam competir ao mais alto nível na Liga, demonstrando capacidade para enfrentar as melhores equipas.
Motivado para esta nova aventura: “Senti que era uma oportunidade única, não só por fazer parte de um grande Clube, mas também pelo projeto entusiasmante que estão a construir. O interesse que demonstraram em contar comigo foi determinante, fez-me sentir valorizado e certo de que este era o momento adequado para dar este passo”.
Metas definidas: “A nível individual, o meu principal objetivo é estar em plena forma para ajudar a equipa ao máximo porque essa é a minha prioridade. Coletivamente, queremos competir ao mais alto nível nesta Liga e provar que temos capacidade para estar lado a lado com as melhores equipas”.
Autorretrato: “Considero-me um jogador experiente. Tenho um estilo agressivo e trago muita energia para dentro de campo. Acredito que posso contribuir de forma positiva para a equipa”.
Experiência na elite do basquetebol: “Na última temporada, lesionou-me no jogo de apresentação, o que me impediu de jogar durante todo o ano. No entanto, na época anterior representei o Portimonense SC, onde ganhei a minha primeira experiência no campeonato. Apesar da lesão, aproveitei para conhecer melhor a Liga e sinto-me à vontade com a competição. Tenho a certeza de que a minha experiência fará a diferença”.
Apelo aos adeptos: “A minha mensagem é simples: apoiem-nos! Esta época promete ser muito desafiante e emocionante, e contamos convosco em cada jogo. Vocês são o nosso sexto jogador e têm um papel fundamental para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos”.