Mais de quatro anos depois o SC Braga está de regresso ao Estádio Cidade de Barcelos, palco da terceira jornada da Liga NOS.
Recinto de memória agridoce para Legião, que tanto tem saído de Barcelos de sorriso rasgado… como de sorriso estragado.
Uma coisa é certa, a probabilidade de se dividir ‘o mal pelas aldeias’ – isto é, acontecer um empate – é reduzida, já que nos últimos dez confrontos entre Gil Vicente e SC Braga apenas se registou um empate.
Mas para avivar a memória antes de mais um dérbi minhoto, aqui ficam os últimos quatro encontros desta década.
A última memória é a que fica
É natural que quando falamos de confrontos com o Gil Vicente FC… nos recordemos do último. Mais ainda quando se trata de uma memória positiva.
Em 2014/2015, com Sérgio Conceição ao leme do SC Braga, o SC Braga venceu o Gil Vicente FC por duas bolas a zero.
Jornada 27 da Liga NOS resolvida ainda no primeiro quarto de hora de jogo, graças a dois golos do então gverreiro Zé Luís (4′ e 15′).
Um golo de grande penalidade e um remate indefensável coloriram uma exibição segura e um triunfo bem conseguido.
Superioridade não evitou noite negra
A temporada 2013/2014 foi extremamente difícil para o SC Braga… e o duelo com o Gil Vicente FC foi uma das primeiras dores de cabeça da temporada.
O desaire com o Pandurii – e consequente eliminação da UEFA Europa League – ainda estava demasiado fresco e o SC Braga ressentiu-se disso em Barcelos.
Derrota por 1-0 num jogo em que a equipa liderada por Jesualdo Ferreira jogou mais de 32 minutos contra um Gil Vicente FC reduzido a nove unidades.
Luan (67′) apontou o único golo de um encontro duro para todos nós.
A magia de Hugo Viana e companhia
Para ‘sacudir’ as más memórias… nada como como recordar mais um grande jogo para a Legião.
Temporada 2012/2013, um SC Braga com José Peseiro no leme da equipa e um futebol de grande nível com artistas como Hugo Viana, Alan, Mossoró…
Pois… bate aquela saudade.
Mas voltando ao jogo, triunfo por 1-3 do SC Braga, com bis de Hugo Viana (45+2′ e 81′) e um tento de Zé Luís (83′) a fechar as contas.
Pelo meio Hugo Vieira (61′) ainda empatou o encontro, mas nada podia parar uma Legião a carburar.
Um triunfo carregado de Lima
Descrever o triunfo obtido em 2011/2012 é muito simples: superioridade total do SC Braga e um Lima arrebatador.
Hattrick do avançado brasileiro com golos aos 25′, 50′ e 68′, num SC Braga liderado por Leonardo Jardim que encantou Portugal e a Europa.
Foi o sétimo de doze triunfos consecutivos no campeonato, num recorde que ainda se encontra por quebrar a nível nacional.
Todos nós compraríamos este resultado no próximo domingo…