Os Gverreiros do Futuro, rede de escolas de futebol do SC Braga, estabeleceu uma parceria estratégica com a Scoutium, plataforma de vídeo e análise de dados especializada na avaliação de desempenho desportivo, reforçando o compromisso do Clube com a inovação, excelência formativa e crescimento contínuo dos seus atletas do futebol de formação.
O primeiro ano de execução será alvo de um acompanhamento muito próximo, sendo implementado nos GF de Palmeira e de Merelim S. Paio, posteriormente, serão analisadas e avaliadas as potencialidades destas ferramentas na rede nacional Gverreiros do Futuro.
Tecnologia e inovação ao serviço dos Gverreiros do Futuro
O acordo reforça a aposta dos Gverreiros do Futuro e do Clube na inovação aplicada ao desenvolvimento de jovens talentos, colocando à disposição dos jovens Gverreiros e respetivas equipas técnicas, ferramentas tecnológicas avançadas para a analise, evolução e acompanhamento personalizado.
Com esta integração, a Escola de Futebol do SC Braga, dá mais um passo decisivo na modernização dos seus processos de desenvolvimento e na construção de um percurso formativo ainda mais estruturado, competitivo e orientado para o futuro.
A Scoutium permitirá:
• Gravação integral dos jogos e treinos oficiais
• Acesso a vídeos com momentos-chave de cada atleta (golos, recuperações, ações ofensivas, ações defensivas, etc.)
• Estatísticas individuais detalhadas e comparativas
• Mapeamento contínuo de evolução
• Relatórios gráficos e técnico-pedagógicos exportáveis
Estas funcionalidades permitirão uma análise objetiva, individualizada e transparente, garantindo que cada atleta compreende o seu progresso e domina o caminho para a sua própria evolução.
Hugo Vieira, Vice-Presidente do SC Braga e responsável pelo futebol de formação, realça o impacto da parceria: “Este acordo representa mais um passo firme na nossa missão de formar atletas de excelência dentro e fora de campo. Queremos que os nossos jovens cresçam com rigor, ambição e identidade, e para isso é fundamental dotar as equipas técnicas e os nossos Gverreiros do Futuro de ferramentas modernas e objetivas.”

