A Seleção Nacional Sub-19 alcançou este sábado a sua primeira vitória na fase de qualificação para o Campeonato da Europa Sub-19, ao derrotar a Macedónia do Norte por 4-1. Numa partida de grande domínio português, vários atletas do SC Braga tiveram papel importante, confirmando a forte presença bracarense nesta geração.
O encontro não podia ter começado melhor para Portugal e para o SC Braga: logo aos 6 minutos, Afonso Patrão, titular na frente de ataque, inaugurou o marcador com uma finalização certeira, colocando a Equipa das Quinas na frente e dando o mote para uma exibição segura.
Também Sandro Vidigal e Afonso Sousa fizeram parte do onze inicial escolhido por Emílio Peixe, contribuindo de forma sólida para o controlo do jogo desde o apito inicial.
Ainda na primeira parte, Portugal ampliou a vantagem com golos de Rui Silva (26’) e Duarte Soares (38’), levando para o intervalo um robusto 3-0.
Na segunda metade, outros Gverreiros entraram diretamente para o protagonismo: João Trovisco, lançado por Emílio Peixe ao longo do encontro, fez a diferença e apontou o quarto golo português aos 66 minutos, dilatando a vantagem da seleção portuguesa. Também Tiago Ferreira entrou durante o decorrer do segunda parta, ajudando e impondo o ritmo de jogo a meio campo.
Hélder Faria foi suplente não utilizado.
A Macedónia do Norte ainda reduziu para 4-1 aos 71 minutos, mas sem nunca ameaçar verdadeiramente e o encontro terminou com a vitória a sorrir a Portugal (4-1).
Com este triunfo, Portugal soma agora quatro pontos na fase de apuramento, depois do empate inaugural frente à Estónia (1-1). As duas melhores equipas de cada grupo, bem como o melhor terceiro classificado, avançam para a Ronda de Elite, agendada para 2026.


