A Câmara Municipal de Braga, a Federação Portuguesa de Atletismo, o Comité Olímpico de Portugal e o SC Braga realizaram, este sábado, uma homenagem à atleta olímpica Jéssica Augusto. Esta cerimónia decorreu no Estádio 1.º de Maio. 

Esta cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, presidente da Câmara Municipal de Braga, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, vice-presidente do Comité Olímpico, Diretor Geral das Modalidades do SC Braga, para além de vários atletas do desporto nacional e responsáveis por diversas instituições. 

Após 28 anos dedicados ao atletismo, Jéssica Augusto terminou a sua carreira desportiva. A atleta portuguesa mostrou-se grata pela cerimónia de homenagem “Foi um dia bastante emotivo, um final de carreira como idealizei. Tive a sorte do Município de Braga organizar em conjunto com o SC Braga, o Comité Olímpico e a Federação de Atletismo. Foi bom conseguir juntar uma geração de atletas no último dia em que eu sou atleta. Ainda estou a assimilar, estou a precisar de dormir porque foram dois dias muito stressantes para mim por causa deste dia, do discurso que tinha de preparar e do reencontro com atletas que me dizem muito. Saio daqui de coração cheio”. 

Por sua vez, o Diretor Geral das Modalidades do SC Braga, Ricardo Vasconcelos, destacou o papel importante da atleta no atletismo ao longo destes anos “Hoje é dia de homenagear o desporto nacional. A Jéssica representa aquilo que é o orgulho português, por tantas vitórias que deu a Portugal, tantas medalhas. Em nome do Clube estamos muito orgulhosos da carreira dela, associamo-nos também a esta homenagem que consideramos justa. A Jéssica nasceu em Paris, mas é uma cidadã de Braga e toda a gente a conhece. Agora terá outro papel muito importante também na sociedade, na educação dos jovens para que também seja fonte inspiradora nesta modalidade. Acima de tudo queremos parabenizar a Jéssica Augusto, a sua família por tudo aquilo que fez, construiu nos últimos 28 anos ao serviço do atletismo e, por isso, estamos muito felizes”.

De referir que ainda que atleta bracarense foi congratulada com a medalha de Honra de Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.

 

Algumas das principais conquistas: 

• Campeã Europeia de Corta-Mato em Albufeira (2010)
• Vice-Campeã da Europa nos 10.000 metros em Barcelona (2010)
• Medalha de bronze nos 5.000m no Europeu em Barcelona (2010)
• Detentora do recorde nacional 3.000m obstáculos em Huelva (2010)
• Medalha de bronze na Maratona do Europeu em Zurique (2014)
• Medalha de bronze na Meia Maratona no Europeu em Amesterdão (2016)

No vasto currículo, destaca-se três participações nos Jogos Olímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016).