A equipa sénior de voleibol do SC Braga defronta, esta quarta-feira, o Haro Rioja, na primeira mão dos 16 avos de final da CEV Challenge Cup 2026. Esta competição assinala a estreia do Clube nas provas europeias de voleibol. O encontro está agendado para as 19h00 (hora portuguesa), no Frontón El Ferial Haro, em Espanha.
Na antevisão da partida, João Santos e Beatriz Rodrigues reconheceram que o desafio será exigente, uma vez que o adversário está mais habituado a competir a este nível internacional. Ainda assim, garantiram que as Gverreiras se têm preparado bem, com o objetivo de vencer o jogo e ultrapassar esta eliminatória: o principal foco da equipa. O técnico do conjunto arsenalista sublinhou que este é um momento muito especial para o Clube e para o grupo de trabalho, reforçando a ambição de marcar presença nos grandes palcos do voleibol europeu.
João Santos
Estreia na CEV Challenge Cup: “Tem um significado bastante grande para nós. Obviamente que, enquanto Clube e grupo, queremos estar nos maiores palcos, quer nacionais, quer europeus”.
Haro Rioja: “O principal desafio é o nosso adversário, que é uma excelente equipa, bastante mais rodada do que nós nestas lides internacionais, uma equipa que está bem no campeonato, que tem excelentes atletas e que vai exigir o nosso melhor para conseguirmos vencer”.
Semana de treinos: “Preparámo-nos da mesma forma como preparamos todos os jogos. Vamos atrás da análise do adversário, corrigimos os aspetos em que temos estado menos bem nos jogos anteriores, e tem sido assim sempre, e acredito que continuará a ser”.
Adeptos: “Contamos com o apoio deles, para estarem juntos neste momento tão bonito para o nosso Clube e para o nosso grupo, na nossa estreia numa competição internacional. E, obviamente, eles têm de fazer parte e vão ajudar-nos a passar esta eliminatória, que é o nosso objetivo.”
Beatriz Rodrigues
Participação na CEV Challenge Cup: “Diria que é algo muito importante para nós e para o Clube porque pode trazer muita visibilidade para o grande Clube que somos e para a equipa que estamos a construir todos os dias. E vai elevar o nosso nível, permitindo que o possamos trazer também para o campeonato português.”
Focadas na vitória: “Vai ser a primeira vez que vamos jogar fora. Fizemos alguns torneios de pré-época em Espanha, o que nos ajudou a habituar um pouco às viagens. Mas, como isto é algo novo para nós, haverá sempre aspetos aos quais ainda não estamos tão habituadas. Mesmo assim, estamos preparadas para todas as eventualidades e acreditamos que será uma experiência positiva. A semana é curta, mas vamos conseguir trabalhar o suficiente para que, quando chegarmos lá, estejamos prontas para conquistar uma vitória”.
Máxima entrega: “Podem esperar uma equipa muito aguerrida, que quer chegar, pôr em prática aquilo que temos trabalhado e conquistar a vitória o mais rápido possível. Portanto, o 3-0 seria o ideal. É para isso que vamos trabalhar e é nisso que temos vindo a trabalhar ao longo das semanas, não só para o campeonato, mas também para estes momentos em que temos de mostrar que o SC Braga é um Clube muito grande e que estamos a trabalhar muito bem para o afirmar”.

