A equipa sénior masculina de basquetebol do SC Braga recebe, este sábado, o Sampaense em jogo da 8.ª jornada da 1.ª Fase – Zona Norte da Proliga. O encontro está marcado para as 18h30, na AMCO Arena, tem entrada gratuita e será transmitido no SCB NEXT.
Na antevisão do encontro, Pedro Grenha e Simão Verde afirmaram que a equipa atravessa um bom momento no campeonato, fruto da consistência no trabalho diário. O técnico do conjunto arsenalista acrescentou ainda que é preciso uma exibição de grande nível da equipa para alcançar a vitória neste jogo.
À entrada para esta ronda, os Gverreiros ocupam o 1.º lugar com 13 pontos, enquanto o Sampaense é 7.º classificado com nove pontos.
Pedro Grenha
Análise do adversário: “Em primeiro lugar, todas as equipas, nesta Proliga têm argumentos para ganhar jogos. A consistência no trabalho diário de preparação, o respeito por todos os adversários e a forma como a equipa se apresenta dentro de campo são fatores que podem marcar a diferença na classificação. É verdade que partimos como favoritos para o jogo frente ao Sampaense. Contudo, acreditamos que apenas uma exibição próxima do nosso melhor nível pode comprovar esse favoritismo e empurrar a equipa para a vitória. Apesar dos resultados e das dificuldades identificadas nos processos defensivos, o Sampaense tem demonstrado que consegue criar muitos problemas a nível ofensivo, nomeadamente através da elevada eficácia nos lançamentos de dois pontos. Por outro lado, o reduzido número de turnovers do Sampaense serve como alerta para a necessidade de elevados níveis de agressividade defensiva, no sentido de provocar erros e garantir oportunidades para jogar em contra-ataque, uma das nossas principais armas”.
Grupo determinado e ambicioso: “As vitórias e os momentos positivos ajudam a construir confiança nos processos e na equipa. Contudo, não somos uma equipa de momentos. Somos uma equipa que valoriza a consistência e a confiança no trabalho. Acreditamos no processo, sabemos para onde queremos ir e como alcançar os nossos objetivos”.
Preparação: “Apenas difere nos conteúdos, nas estratégias e em função do nível de evolução da equipa. O compromisso, a responsabilidade e a energia estão sempre presentes em todos os momentos, e não se alteram em função do adversário, da competição ou do resultado/exibição do jogo anterior. Para nós, estes valores são inegociáveis”.
Simão Verde
Sampaense: “Encaramos o adversário como todos os outros. É uma equipa forte a jogar a um ritmo mais baixo e que não comete muito erros. Por isso, sabemos que temos de trazer a nossa intensidade e acelerar o jogo para combater as elevadas percentagens de dois pontos e o número reduzido de perdas de bola”.
Focados: “A equipa encontra-se num bom período. Contudo, não se tem desviado do que é mais importante: o trabalho e energia no dia a dia. Temos procurado sempre dar o passo seguinte e corrigir os detalhes para podermos continuar a evoluir”.
Preparação: “Tem sido igual às restantes semanas. Para nós, todos os adversários são iguais, mas com estilos de jogo diferentes, pelo que o foco mantém-se. A única coisa que muda é o plano de jogo, mas a nossa identidade é inegociável contra qualquer equipa”.