Rita Figueiredo, de 21 anos, chega ao SC Braga para reforçar a equipa de atletismo na temporada 2025/26.

Proveniente do Grupo Desportivo do Estreito, a arsenalista de meio fundo destacou-se ao conquistar o Campeonato Nacional de Sub-23 nas provas de 1.500 e 3.000 metros na época 2024/25. Com uma formação passada pelo Sporting CP nas camadas jovens, Rita brilhou também no Corta-Mato Júnior, sagrando-se Campeã Nacional em 2021 e 2022. Ainda esteve presente no Campeonato do Mundo de Juniores onde participou na prova de 1.500 metros no ano de 2021, em Nairóbi, no Quénia. 

Rita é estudante na Faculdade de Medicina do Porto e tem vindo a conciliar a exigente carreira académica com o alto rendimento desportivo. A dedicação e o talento levaram a nova arsenalista a integrar a seleção nacional e a representar Portugal no Campeonato da Europa de Sub-23, na prova de 1.500 metros, e no Europeu de Corta-Mato, na época 2024/25.

Nas primeiras declarações aos órgãos de comunicação do Clube, Rita Figueiredo afirmou encarar esta nova etapa como uma fase exigente, mas acima de tudo motivadora. A nova Gverreira reconhece a história do Clube e sente-se orgulhosa por representar as cores do SC Braga.

Feliz pelo novo desafio: Já tinha pensado que o SC Braga poderia ser uma excelente opção, até porque é um clube com grande tradição no atletismo. No entanto, não esperava que fosse já nesta época. Foi uma surpresa muito positiva e sinto-me orgulhosa por poder representar um Clube com tanta história e com o qual já vivi momentos marcantes aqui em Braga”.

Ambição e crescimento: “O SC Braga tem uma equipa muito forte e consistente, e acredito que treinar e competir ao lado de atletas de grande nível me vai ajudar a crescer e a evoluir ainda mais. Além disso, é um Clube com enorme projeção e influência, o que também abre portas e oportunidades noutras vertentes da minha carreira.”

Metas traçadas: “O meu principal objetivo é ter uma época sólida e consistente, sem lesões, para poder estar ao melhor nível nas competições mais importantes para o Clube. Sendo este o meu primeiro ano como sénior, encaro esta fase como o início de uma etapa exigente, mas também muito motivadora. A nível individual, pretendo continuar a evoluir e a estabelecer novos recordes pessoais”.

Foco e empenho: “Considero-me uma atleta versátil, capaz de ser uma mais-valia para o Clube em diferentes frentes: seja na pista, na estrada ou no cross. Quero contribuir com empenho, espírito de equipa e consistência em todas as competições em que representar o SC Braga”.

Autorretrato: “Sou uma atleta lutadora, resiliente e persistente. Gosto de trabalhar com objetivos claros e de ultrapassar desafios com dedicação e disciplina”.

Mensagem para a Legião:Vou dar sempre o meu máximo para representar o SC Braga da melhor forma possível. Acredito que o primeiro passo para alcançar resultados é acreditar em nós próprios, e é essa atitude que quero transmitir dentro e fora da pista”.