Este domingo, o SC Braga inicia a defesa do título conquistado em janeiro de 2021, a Taça de Portugal Feminina. As Gverreiras conquistaram a última edição da ‘Prova Rainha’, correspondente à época 2019/2020, e defrontam a AD Ovarense este domingo, no primeiro jogo na competição após a épica final em Aveiro. Fica a par de algumas curiosidades sobre a competição e sobre o nosso adversário na 2ª eliminatória da Taça de Portugal 2021/2022.
Uma conquista histórica
A equipa arsenalista é a atual detentora do troféu, tendo conquistado a edição de 2019/2020. Contudo, devido aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19, as meias-finais e a final desta edição da Taça realizaram-se já no decorrer da época seguinte. Em novembro de 2020, o SC Braga derrotou o Estoril-Praia (1-4) e a 12 de janeiro de 2021 fez-se história no Estádio Municipal de Aveiro, com as minhotas a derrotarem o SL Benfica por 3-1. Esta foi a primeira vez que o clube bracarense conquistou este troféu.
Um ano de ausência
O SC Braga não defendeu o troféu na época 2020/2021. A edição da prova foi cancelada devido aos problemas provenientes da Covid-19 e as Gverreiras mantêm-se, até ao dia de hoje, como atuais detentoras do troféu. O sorteio da 3ª eliminatória chegou a ditar um ‘dérbi’ regional entre o SC Braga e o Lank Vilaverdense, mas o jogo diante da turma de Vila Verde nunca se realizou.
Regresso esperado
363 dias. Este é o intervalo de dias entre a conquista da Taça de Portugal e o jogo de domingo, que marca o primeiro desafio da defesa do título. No que toca a jogos na condição de visitado, os números ganham dimensões extraordinárias. O SC Braga já não joga para a Taça de Portugal no Estádio 1º de Maio desde 19 de maio de 2019, ou seja, há 996 dias (!).
AD Ovarense
A turma de Ovar tem sido presença assídua no principal escalão do futebol feminino português. Contudo, na época transacta, desceu para a II Divisão. A AD Ovarense disputa, atualmente a fase de manutenção no escalão, após ter ficado no 6º lugar na primeira fase. Na Taça de Portugal 2021/2022, derrotaram o Viseu 2001 por uns esclarecedores 8-0 na 1ª eliminatória, carimbando a passagem à próxima fase da competição.
Reencontro
O SC Braga e a AD Ovarense marcaram encontro pela última vez no arranque da Liga BPI 2020/2021. As Gverreiras venceram por 3-1. O penúltimo jogo entre as duas equipas foi, precisamente, na Taça de Portugal que o SC Braga acabaria por conquistar. Foi no dia 15 de fevereiro, no Estádio Marques da Silva, num jogo que terminou com a vitória das Gverreiras por 0-2. Hannah Keane e Laura Luís fizeram os golos, numa partida onde também jogaram Diana Gomes, Dolores Silva, Vanessa Marques, Andreia Norton e Inês Maia, que fazem parte do atual plantel às ordens de João Marques.
O jogo da 2ª eliminiatória da Taça de Portugal realiza-se no domingo, pelas 15H00, no Estádio 1º de Maio.