A magia da ‘Prova Rainha’ do futebol feminino nacional está de regresso. Para além da luta por um dos troféus mais prestigiados do desporto em Portugal, há histórias, pessoas e clubes que se cruzam, muitas vezes de forma inédita. O jogo das Gverreiras na 3ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina 2025/26 é um exemplo disso.
Digam ‘olá’ ao UDS Roriz, clube fundado em 25 de fevereiro de 1978 no concelho de Santo Tirso. Já com bastante história e títulos conquistados na Associação de Futebol do Porto, conta com cerca de 200 atletas inscritos. A sua casa? O Complexo Desportivo e Social de Roriz, que serve a comunidade de uma das freguesias mais ricas em história em Santo Tirso. Para além do famoso Licor de Singeverga e das Bolachas do Mosteiro de Santa Escolástica, respira-se futebol em Roriz. E esperança.
No futebol feminino, há um registo importante a destacar. O UDS Roriz venceu todos (!) os jogos realizados esta época, quer no campeonato quer na Taça. Uma equipa que entusiasma a vila de Roriz e os seus 3300 habitantes. O presidente, Filipe Moreira, apresentou-nos as instalações e os cantos da casa, de fazer inveja a muitos clubes de divisões superiores.
No bar, o jogo já começou, mas não estamos a falar daquele que estamos habitados a ver dentro de campo. Panados, um bom vinho e os finos estão prontos a servir. Os adeptos já comentam sobre o jogo, apesar de não terem ideia se a adesão ao mesmo vai ser digna de registo. Esperemos para ver nas bancadas.
Aos poucos, vão chegando as jogadoras para mais um treino. Algumas já estão no campo há algum tempo, a treinar as equipas de formação. As restantes chegam nos seus próprios veículos e na carrinha do clube. Para elas, também é uma semana especial, visto que é a primeira vez que um clube da 1ª divisão visita o UDS Roriz. Nervosismo? Nada disso, só entusiasmo. Não ficamos muito tempo, até porque já se prepara a tática para defrontar um ex-vencedor da competição. Domingo, todo o trabalho estará visível dentro das quatro linhas.
O jogo está marcado para as 14H00 de domingo, no Complexo Desportivo de Roriz.











