Nota Informativa
O Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva de Utilidade Pública (doravante abreviadamente designado “SC Braga” ou “Clube”) vem apresentar os principais indicadores do Relatório & Contas referente à época desportiva 2020/21, o qual será submetido a aprovação dos Associados em Assembleia Geral a realizar no próximo dia 30 de outubro de 2021, às 9h30m, no Forum Braga, sito em Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves 4715-558 Braga.
Num exercício de complexidade extrema, impactado de forma transversal pelo contexto epidemiológico vivenciado, o SC Braga alcançou um resultado líquido individual positivo de 36 milhares de Euros que, por via da incorporação dos resultados das suas participadas (em particular da Sporting Clube de Braga – Futebol SAD), determinou a consecução de um resultado líquido do exercício negativo de 644 milhares de Euros e de um EBITDA positivo de 61 milhares de Euros.
O resultado positivo individual do Clube tem maior relevo quando contextualizado com a conjuntura vigente, caracterizada não apenas por um incremento de dispêndios diretamente conexos com a prevenção e rastreamento da Covid-19, mas também por uma contração significativa dos principais canais de receita dos clubes, nomeadamente ao nível de patrocínios/publicidade (fruto da incerteza que revestiu os calendários competitivos das diversas modalidades, que desincentivou a celebração de acordos desta tipologia) e da receita auferida pela prática desportiva nos escalões formativos das diversas modalidades (cujos contextos de treino e competição viram a sua viabilidade condicionada durante uma parte significativa da temporada).
Ainda assim, o SC Braga foi capaz de equilibrar a relação Gasto/Rendimento (expurgando o efeito da incorporação dos resultados das suas participadas) mediante o decréscimo das componentes mais representativas da sua estrutura de custos, designadamente as remunerações do pessoal (que decresceram 7% para 1.297 milhares de Euros) e os fornecimentos e serviços externos (rubrica que sofreu uma quebra de 12% para 1.401 milhares de Euros). Já os rendimentos totais perfizeram 3.847 milhares de Euros.
Ao nível da posição financeira, o Passivo registou uma diminuição de 3%, o que permitiu (entre outros) liquidar integralmente as responsabilidades assumidas pelo Clube no período de paralisação generalizada da atividade verificado no término do exercício transato. Por outro lado, o Ativo do SC Braga ascendeu a cerca de 30 milhões de Euros, sendo de salientar a relevante dimensão do fundo de maneio evidenciado.
Ultrapassado um dos mais exigentes exercícios da sua história centenária, o SC Braga apresenta Fundos Patrimoniais superiores a 10 milhões de Euros, grandeza que espelha a robustez assinalável da sua situação patrimonial.
Em suma, os principais indicadores do SC Braga, por referência aos exercícios findos a 30 de junho de 2021 e de 2020, encontram-se detalhados no quadro seguinte:
Pode consultar o Relatório e Contas do Clube AQUI