O lançamento do SCB Innovation Hub decorreu, esta quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga. O SC Braga, em estreita parceria com a Microsoft, aliou-se à Universidade do Minho, à Startup Braga, à Global Sports Innovation Center (GSIC) e à Uría Menéndez – Proença de Carvalho para lançar um projeto único em Portugal, no qual o grande objetivo passa por oferecer ambientes de incubação e desenvolvimento capazes de acolher projetos de inovação no âmbito das ‘sportstech’, nomeadamente nas áreas da Saúde e Performance, Cidade Desportiva (Futebol de Formação e Modalidades), Smart Stadium/Arena e Fan Engagement.

O SC Braga deu, assim, um importante passo no apoio a promissoras startups a nível regional, nacional e internacional, com vista ao crescimento exponencial de todos intervenientes, ajudando a gerar novas possibilidades de negócios e crescimento.

As candidaturas abriram hoje através do site  https://scbinnovationhub.scbraga.pt/ e fecham a 30 de abril. 

 

António Salvador (Presidente do SC Braga): 

“Sabemos, como é natural, que os sócios e a opinião pública valorizam sobretudo os resultados desportivos e o crescimento estrutural. Mas nós, que todos os dias trabalhamos nas mais diversas áreas e lutamos para que o clube seja cada vez mais forte, compreendemos que a vantagem competitiva está na visão futura e que a importância de chegar primeiro é fundamental para que se atinjam os resultados”.

 

Ricardo Rio (Presidente da Câmara Municipal de Braga):

“Estamos a testemunhar o sucesso de uma estratégia de desenvolvimento económico em que assumimos todos que deve gerar capacidade de inovação transversal a toda a nossa sociedade. Podemos garantir que o SC Braga está na vanguarda e posiciona-se como líder na inovação tecnológica em contexto desportivo e é com esta capacidade inovadora que se pode fazer a diferença. Este é um projeto de Braga para o Mundo que possibilita a todos os envolvidos uma enorme gama de vantagens. Vai permitir ao SC Braga entrar na Liga dos Campeões do empreendedorismo.”

 

João Paulo Correia (Secretário Geral do Desporto e da Juventude): 

“É um projeto que me toca pessoalmente porque não se associa apenas ao futebol, mas também a outras modalidades, juntando desporto e juventude e o SC Braga está mais uma vez a assumir a dianteira naquilo que é essencial para o desenvolvimento da indústria do desporto. É um passo na afirmação do SC Braga como um clube que toma a dianteira como uma referência na inovação e futuro. Não estamos num relvado ou num campo de futebol, mas é certo que este é um golo decisivo no campo da tecnologia e inovação e um exemplo perante o país de que o SC Braga está na frente no que respeita à sustentabilidade”

 

Francisco España (Diretor de Microsoft): “Para nós, isto tem os ingredientes todos que alinham com a visão, e com aquilo que nós acreditamos que são os valores da inovação. Temos os parceiros certos e este projeto junta dois ângulos, o desporto e a inovação, que para nós é uma grande oportunidades. Acreditamos que temos os ingredientes todos para fazer disto um sucesso”. 

 

Eugénio Campos Ferreira (Vice Reitor da Universidade do Minho): “Em boa hora que esta iniciativa foi lançada. Desde o início que fomos convidados a nos associarmos, confirmamos a nossa adesão  e o nosso entusiasmo em apoiar esta iniciativa. Certamente que a nossa experiência em iniciativas de empreendedorismo e de translação de conhecimento nos habilita para esta ação”.