Simão Freitas é o novo treinador da Equipa B do SC Braga, tendo assinado um contrato válido para as próximas duas temporadas.
O treinador, de 44 anos, é doutorado em Ciências do Desporto e chega ao SC Braga com experiência, num percurso profissional que iniciou aos 24 anos como treinador-adjunto no Beira-Mar. Durante oito anos trabalhou nessa função em clubes da 1.ª e 2.ª Divisão.
Além disso, Simão Freitas esteve cinco anos na formação do FC Porto, tendo sido treinador-adjunto e treinador principal, com passagens pelas equipas de Sub-14, Sub-17 e Equipa B.
Em 2016, foi treinador principal no FC Zimbru, da 1.ª Divisão da Moldávia, tendo alcançado o apuramento para a Liga Europa. Três anos depois, assumiu o Desportivo Brasil, conseguindo pela primeira vez na história do clube o acesso às meias-finais do Paulistão A3, bem como o apuramento para a segunda fase da Copa Paulista.
Durante nove anos trabalhou no Shandong Taishan, uma das mais conceituadas equipas da China, tendo desempenhado as funções de treinador principal dos Sub-21 e equipa de elite. Posteriormente, tornou-se diretor técnico geral de todo o futebol do clube, tendo conquistado 11 títulos nacionais.
A equipa técnica do SC Braga B será, assim, liderada por Simão Freitas, sendo coadjuvado por André Pinto, Ricardo Nobre e Rui Fonte, treinadores-adjuntos, Rui Rego, treinador de guarda-redes, e Rafael Pessoa, fisiologista.
Declarações do treinador:
“O que me levou a aceitar o convite do SC Braga foi o projeto e a estrutura do Clube, assim como a competência e ambição das pessoas que lideram. Além disso, entusiasma-me a possibilidade de trabalhar num contexto de Equipa B com o intuito de otimizar e potenciar o talento de jovens jogadores”.
“O trabalho já começou. Já analisei todos os jogos da época passada da Equipa B e dos Sub-23, bem como já estão feitos os programas de desenvolvimento e otimização individual e coletivo para todos os jogadores que vão fazer parte da equipa. Agora estou com muita vontade de iniciar o trabalho de campo”.
“Promover a qualidade dos jogadores do SC Braga é o objetivo fundamental. Queremos otimizar e maximizar o talento individual de cada um dos nossos jogadores para que num futuro próximo possam jogar com regularidade na nossa Equipa A. Contudo, não podemos esquecer que o futebol é um desporto de natureza coletiva e só haverá desenvolvimento individual se juntos construirmos um talento coletivo”.