“The UEFA Europa League is dark and full of terrors”.
Toda e qualquer aventura europeia tem os seus perigos… E para que te prepares da melhor maneira para mais um capítulo, deixamos-te aqui as principais ameaças que aterraram em Braga vindas da longínqua Rússia.
Um campeão mundial… uma seta sul-americana… um verdadeiro soldado gaulês… Enfim, o melhor é leres e preparas-te para a batalha.
Samuel Gigot
A armada russa descobriu, esta temporada, um verdadeiro soldado. Depois de uma época 2018/2019 onde jogou pouco, Samuel Gigot é, por estes dias, um dos esteios defensivos do Spartak Moskva.
Possante, com bons recursos técnicos e assinalável qualidade de passe, tem-se destacado na área contrária. Totalista nos oito jogos realizados esta temporada, tem sido notícia na Rússia pelos golos que marca.
São já três para o central franco-argelino… com especial destaque para o dérbi contra o eterno rival CSKA, onde os seus dois golos resolveram o encontro a favor do Spartak Moskva.
Fortíssimo no jogo aéreo vai ser, seguramente, um fator de perigo nas bolas paradas.
Ayaz Guliev
Falemos agora de uma autêntica formiga de trabalho no meio campo do Spartak Moskva.
Ayaz Guliev destrói, constrói, dá-se ao jogo em cada um dos 90 minutos… Enfim, um jogador extremamente completo e que vai ‘dar água pela barba’ aos médios do SC Braga.
Aos 22 anos, Ayaz Guliev é um dos indiscutíveis no onze do conjunto russo, por todas as razões que enumerámos anteriormente.
Formado no Spartak Moskva mas lapidado no Rostov, soma chamadas a todas as seleções jovens da Rússia e promete, dentro de muito pouco tempo, estrear-se na seleção principal.
Zelimkhan Bakaev
A escola russa – e do Spartak Moskva – no seu melhor. Sem grandes rodeios, Bakaev é elegância, velocidade, capacidade técnica… Muitos recursos num homem só.
Aos 23 anos, depois de uma excelente temporada ao serviço do Arsenal Tula, já é uma das figuras do Spartak Moskva.
Oito jogos, quatro golos marcados e um nome que tem feito furor na Rússia, já tendo sido chamado à seleção principal.
Um pé esquerdo refinado que deambula entre a faixa e o corredor central… revelando-se quase sempre mortífero no último terço do terreno.
Um nome, sem dúvida, a estar atento e que dá gosto ver jogar.
Schurrle
Este é um nome que dispensa apresentações… Ou não estivéssemos a falar de um campeão mundial pela Alemanha.
Por tudo aquilo que tem feito ao longo da sua carreira é, sem sombra de dúvidas, a grande figura deste Spartak Moskva.
Depois de uma temporada razoável no Fulham FC – manchada pela descida ao Championship – Schurrle chega à Rússia com o objetivo de reencontrar a sua melhor versão e… a felicidade.
Com 28 anos e com todas as suas excelentes qualidades intactas, é o maior perigo à espreita do SC Braga.
Rápido e extremamente inteligente, encaixa que nem uma luva no estilo do Spartak Moskva, que privilegia bastante as transições rápidas.
O internacional alemão utiliza a sua mobilidade para confundir os adversários, aparecendo ora nas faixas, ora no corredor central.
E no último terço… Já sabemos o que ‘a casa gasta’.
Ezequiel Ponce
Fechamos com um verdadeiro talento sul-americano.
Ezequiel Ponce é um jovem avançado argentino de 22 anos, que chegou esta temporada vindo da AS Roma. Como cartão de visita tem os 22 golos apontados na temporada passada, onde atuou nos gregos do AEK por empréstimo do clube romano.
Produto das escolas do Newell’s Old Boys, é alguém de quem muito se espera em Moscovo. É um avançado móvel, rápido e que – tal como Schurrle – encaixa muito bem naquilo que é o estilo do Spartak Moskva.
O perfumo argentino – e sul-americano, vá – está bem patente no seu jogo, acrescentando ainda uma boa capacidade de jogar de costas para a baliza.
Os dois golos apontados nos dois jogos com FC Thun só têm de servir de aviso…