“It’s that time again”

Escassos dias depois, o foco da Legião está novamente virado para a UEFA Europa League e para o playoff com o Spartak Moskva.

A ‘SC Braga Airlines’ volta a descolar, desta feita com a Rússia – e a sempre maravilhosa Moscovo – como destino. A primeira mão joga-se em Braga, é certo, mas nada como ‘espreitar’ a cidade que nos vai acolher na próxima semana.

Desejamos-te uma excelente viagem a bordo do SCB1921. Para qualquer informação é favor estar atento aos canais SC Braga. Obrigado.

 

Spartak Moskva, a revolta de um povo

 1

 

Fundado 18 de abril de 1922, o Spartak Moskva é um verdadeiro gigante do futebol russo. Já o era no tempo da extinta União Soviética… e continua a sê-lo no presente.

Nasceu fruto da irreverência e revolta do ‘povo’ e da classe operária, tendo crescido ao lado daqueles que são os grandes rivais de sempre. Spartak, CSKA e Lokomtiv foram obrigados, desde o seu nascimento, a coexistir na encantadora e misteriosa Moscovo.

Quando falamos do Spartak Moskva, falamos clube mais titulado da Rússia com 22 títulos nacionais conquistados: 10 títulos do campeonato russo e 12 do campeonato da União Soviética.

Nas últimas duas décadas viu o dinheiro do gás ‘oferecer-lhe’ um novo rival… O FC Zenit cresceu e intrometeu-se de forma séria e vincada entre os rivais de Moscovo.

Não tendo conquistado qualquer título desde 2003, o Spartak Moskva voltou a sorrir em 2016/2017 com a reconquista da Premier League Russa. Na temporada seguinte venceu, também, a Supertaça.

 

Arena Otkrytie, uma fortaleza vermelha

Spartak Moskva, o clube do povo

 

É certo que ainda há a primeira mão em Braga, mas nada como conhecermos os cantos à casa do Spartak Moskva.

A Arena Otkrytie funciona como uma verdadeira fortaleza para o gigante russo, que ganha outra dimensão a jogar no seu reduto. Esta temporada soma quatro jogos em casa e contabiliza três vitórias e um empate.

Com capacidade para 45360 espectadores, a Arena Otkrytie foi um dos estádios que recebeu o Mundial 2018 e a Taça das Confederações 2017. É a casa do Spartak Moskva desde 2014.

Foi precisamente neste recinto que Portugal ‘conquistou’ a medalha de bronze na Taça das Confederações após vencer o México no prolongamento (2-1).

Em média, recebe 36238 fervorosos adeptos por jogo, num ambiente que promete ser escaldante na segunda mão.

 

Portugal é memória agridoce para o Spartak

 1

 

O Spartak Moskva já defrontou quatro adversários portugueses ao longo da sua história. São eles FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória FC.

O registo é mais ou menos positivo para o emblema da capital russa. Nos 10 jogos que realizou diante de equipas portuguesas , o Spartak Moskva soma quatro vitórias, dois empates e quatro vitórias. Em solo português soma duas vitórias – ambas diante do Sporting CP – e três derrotas aos pés de FC Porto, SL Benfica e Vitória FC.

A principal curiosidade reside no facto de, entre fases de grupos e eliminatórias a duas mãos, só por uma vez o Spartak Moskva ter seguido em frente quando se encontrou com equipas portuguesas.

 

 1

 

Comecemos pela já longínqua época de 1971/1972, quando o Vitória FC deixou pelo caminho a formação moscovita na segunda eliminatória da Taça das Taças. Após um empate e zero em Moscovo, os sadinos golearam por 4-0 em Setúbal.

Na temporada 2006/2007, inserido no grupo B da UEFA Champions League juntamente com FC Bayern, Inter de Milão e Sporting CP, o Spartak Moskva terminou no terceiro lugar e caiu, assim, para a UEFA Europa League.

 

 1

 

Pior destino quando em 2012/2013 terminaram no último posto do grupo G da ‘Champions’, vendo Barcelona, Celtic e SL Benfica seguir na rota europeia.

Em 2010/2011 – ano em que o SC Braga disputou a final da UEFA Europa League -, em novo duelo a eliminar, o conjunto russo foi afastado pelo FC Porto nos quartos-de-final com um agregado de 3-10.

 

 1

 

O único momento verdadeiramente feliz remonta à temporada 2000/2001, quando num grupo com Real Madrid, Bayer Leverkusen e Sporting CP seguiram em frente na UEFA Champions League.

 

Gverreiros de regresso a Moscovo

 

A cidade de Moscovo – a segunda maior da Europa – não é território desconhecido para o SC Braga.

Em 1998/1999, na segunda ronda da extinta Taça das Taças – agora conhecida como UEFA Europa League -, os Gverreiros do Minho defrontaram o Lokomotiv Moskva.

A eliminatória terminou com um agregado de 3-2 a favor do conjunto russo, mas o SC Braga vendeu cara a eliminação.

Em Moscovo, a 22 de outubro de 1998, o Lokomotiv venceu o SC Braga por 3-1. Odair, aos 47 minutos, marcou o golo que deu esperança para a segunda mão.

E uma semana depois o Estádio 1.º de Maio fez a Legião sonhar com a passagem. O inevitável Karoglan apontou – infelizmente para o SC Braga – o único golo do jogo aos 11 minutos. Festival de futebol ofensivo que esbarrou na inspiração superlativa do guarda-redes russo.