A equipa Sub-17 masculina de futsal do SC Braga desloca-se, este domingo, ao reduto do AMSAC, em jogo referente à primeira jornada da Fase de Apuramento de Campeão. O encontro está marcado para as 18h00, no Pavilhão Escola EB2,3 Gen. Humberto Delgado.
Na antevisão da partida, o técnico Tiago Guedes fez um balanço positivo da primeira fase do campeonato, destacando que o principal objetivo foi alcançado. O treinador do conjunto arsenalista afirmou que a equipa está preparada para iniciar esta nova etapa da competição, estando determinada em conquistar e trazer os três pontos para Braga.
Tiago Guedes
Balanço primeira fase: “Foi um início bastante complicado, sabíamos que o processo iria demorar o seu tempo com a mudança da equipa técnica, mudança de processos e plantel totalmente renovado com apenas seis jogadores da época anterior. Era totalmente esperado por nós, equipa técnica, que os resultados não fossem aparecer de imediato. A readaptação de atletas a novas posições, as lesões na pré-época, sabíamos da dificuldade do início do campeonato”.
Objetivo alcançado: “O nosso objetivo foi ficar nos quatro primeiros para conseguirmos o apuramento para a fase de campeão, mesmo que a momentos estivesse difícil de alcançar, pois ao fim da 6.ª jornada tínhamos apenas quatro pontos em 18 disputados. Nos últimos oito jogos conseguimos sete vitórias, garantindo assim a fase de Campeão e uma 2.ª volta de excelência. Temos de salientar a força de vontade de todo o grupo, pois não é fácil trabalhar sobre derrotas, mas sabíamos e sentíamos que seria possível. Destaco, como ponto forte, o foco que os atletas demonstraram em manter todo o processo implementado, acreditando semana após semana, que estávamos no caminho certo”.
Fase exigente: “Sabemos que vão ser jogos muito equilibrados e que quem cometer menos erros irá ganhar mais jogos. São oito equipas de qualidade e o equilíbrio será a nota dominante em todos os jogos, pelo que já analisamos temos que ser uma equipa muito consistente defensivamente. Como digo aos atletas desde o início do campeonato, a chave para o sucesso começa no processo defensivo. Destaco ainda dois grandes desafios nesta fase da época. O primeiro desafio e que poderá ter algum peso é que das oito equipas nesta fase final, seis são de Lisboa e as viagens vão ser algo desgastante a médio longo prazo. O segundo desafio é a capacidade que iremos ter para sofrer, acabamos a 1.ª fase a muito bom nível, dominando os jogos com vantagens dilatadas, agora temos que manter o foco, pois é uma fase nova e temos estar mentalmente preparados para jogos equilibrados e saber sofrer em certos momentos de jogo sem perder o foco”.
Novos objetivos: “Neste momento, queremos ir jogo a jogo e desfrutar desta fase, sabendo que temos a ambição de acabar nos quatro primeiros para garantir o acesso ao Playoff, o que seria algo histórico neste escalão para o SC Braga. Para isso, temos que ser fiéis a nós próprios e manter o que temos vindo a trabalhar, conscientes que todos os jogos serão de extrema importância e dificuldade”.
Análise ao adversário: “O AMSAC foi um adversário que apanhamos na primeira fase, perdemos fora e ganhamos em casa. Foi a equipa que mais gostei na 1.ª fase da competição, muito completa em todos os momentos de jogo, tendo dois modelos de jogo bem trabalhados, com e sem pivot, boas individualidades e muito fortes na transição ofensiva. Sabemos que será um jogo intenso e disputado. Já analisamos o AMSAC, sabemos quais os pontos menos fortes a explorar deles. Temos que ser muito organizados, consistentes e ter uma entrada forte em campo. A equipa está preparada para iniciar o campeonato da melhor forma e trazer os três pontos para Braga”.
