O SC Braga derrotou o Rangers FC por 1-0, em jogo da 1ª mão dos ‘quartos’ da Liga Europa. Abel Ruiz fez o golo solitário que dá vantagem à equipa de Carlos Carvalhal na eliminatória.

Ambiente fenomenal na Pedreira. Tudo a postos para uma grande noite europeia. Jogo dividido nos primeiros instantes, com sinal mais para os Gverreiros. Empurrados pela paixão da Legião, o primeiro grande lance de perigo surgiu dos pés de Ricardo Horta. O capitão rematou ao poste da baliza defendida por McGregor e esteve perto de balançar as redes (25′). Pouco depois, aos 28′, o irmão André introduziu mesmo a bola na baliza dos escoceses e levou ao rubro o Estádio Municipal de Braga, mas o golo foi invalidado após análise do VAR. 

Cheirava a golo na Pedreira e este acabou por aparecer ainda antes do intervalo. Abel Ruiz, eficaz, rematou sem hipóteses de defesa para McGregor e colocou os bracarenses na frente. 1-0 no marcador ao intervalo, resultado justo.

Apesar da vantagem, foi o SC Braga que assumiu as despesas do jogo nos minutos iniciais da etapa complementar. O Rangers não conseguia encontrar os caminhos da baliza de Matheus e os arsenalistas aproveitavam para controlar o jogo à sua maneira. 

Perante mais de 20 mil espetadores nas bancadas, o SC Braga soube gerir e controlar todos os momentos do jogo, ameaçando por vezes a baliza do Rangers, como foi o caso de André Horta aos 78′. Com várias mudanças no segundo tempo (às vezes estratégicas, outras vezes forçadas), a equipa conseguiu manter o seu equilíbrio e segurar a preciosa vantagem. A eliminatória vai ser decidida em Glasgow, na próxima quarta-feira.

Segue-se a deslocação ao reduto do FC Vizela, no próximo domingo, pelas 20H30, em mais uma jornada da Liga Portugal bwin.