O Open de Espanha de Taekwondo decorre, este domingo, na cidade de Alicante.

Após um ano de interregno, as competições internacionais estão de regresso e contam com algumas novidades, o novo regulamento será aplicado já nesta prova. 

Renato Pereira, Joana Cunha e Júlio Ferreira são o lote de atletas em representação do SC Braga.  

Joana Cunha

Competição: “Esta prova marca o regresso às provas internacionais, por isso vejo-a como um bom teste após tanto tempo sem competirmos.”

Regresso: “É a primeira prova internacional que irei participar desde o apuramento Olímpico, que se realizou em maio de 2021. Vão estar em vigor novas regras com as quais nunca combatemos, o que a torna ainda mais desafiante. Acima de tudo estou ansiosa por voltar a combater e a reviver as sensações de todos os momentos inerentes à competição.”

Objetivo: “Conquistar pontos para o ranking, desfrutando de combate a combate.”

O que podemos esperar: “A entrega e o empenho de sempre, na luta pela vitória em cada combate até ao último segundo.”

Júlio Ferreira

Competição: “Antevejo um regresso com emoções e ansiedade em alta. O facto de ter estado algum tempo sem o ritmo do círculo mundial, as regras que estão a ser experimentadas e o aproximar da data do Europeu provocará certamente, essas sensações menos desejadas, mas que num período inicial são necessárias para voltarmos a ter o espírito frio e calculista que há um ano atrás experenciava.”

Regresso: “Foram apenas uns meses de pausa, depois do apuramento para os Jogos. Penso que agora será um pouco menos restritivo com regras já bem escolhidas e maior facilidade no seu planeamento.”

Objetivo: “É estar em prova o máximo que me for possível. Queremos voltar a ganhar rotinas, sensações de prova, tirar dúvidas e responder a situações de jogo que estamos a trabalhar. De certa forma, o objetivo é nos encontrarmos e percebermos em que momento estamos das nossas capacidades.”

O que podemos esperar: “Vou dar o meu melhor. Procurar estar como sempre estive, procurar também um lugar no pódio mas, claro sem certezas porque ainda estamos a voltar ao ativo. Também será uma surpresa para mim lidar com esta situação, mas estou certo de que há coisas de que nunca nos esquecemos, e após tantos anos de competições o bichinho vai acordar.”