Decorreu esta sexta-feira a visita ao terreno onde será construída a 2ª fase da Cidade Desportiva do SC Braga. O arquiteto, Pedro Guimarães, o presidente do SC Braga, António Salvador, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, marcaram presença e teceram algumas declarações à comunicação social presente.

A 2.ª Fase da Cidade Desportiva do SC Braga insere-se num terreno com cerca de 41.000m2 de área, onde se incluem os 2 campos de treino da Equipa A. A Cidade Desportiva é um projecto integrado em cuja 1.ª Fase, constituída pelo Centro de Formação, com a área total de 112.000m2 (mais de 11 hectares), foram construídos cinco campos de futebol de 11 – sendo que dois possuem bancadas e destinam-se a jogos oficiais das camadas de formação -, um campo de futebol de 7 e outro de futebol de praia. Para apoio de toda a actividade desportiva existe um edifício com a área total de construção de 4.500m2. Em complemento, será também construído o Estádio do Centenário, com 2.400 lugares, implantado num terreno com 25.000m2 de área.

Com a 2.ª Fase da Cidade Desportiva, o espaço reabilitado pelo SC Braga e no qual se enquadra também o Centro de Formação ficará com uma área total de cerca de 190.000m2, o que equivale a 19 hectares.

A 2.ª Fase da Cidade Desportiva desenvolve-se nos seguintes 5 grandes grupos funcionais:

1 – A Área Administrativa, com a área de 2.500m2, localizada no topo norte do edifício, voltada para a Avenida do Estádio;
2 – O Pavilhão Gimnodesportivo, com 5.750m2, localizado no interior do edifício;
3 – No topo sul ficará toda a Área Desportiva, com 4.730m2, de apoio às equipas A e B de futebol profissional;
4 – Área Residencial e Social, com a área de 3.700m2, nos três pisos superiores à Área Desportiva do futebol profissional;
5 – O Museu, com a área de 2.000m2, e o Parque de Estacionamento com a área de 9.305m2 e a capacidade para 230 lugares, no piso enterrado, em toda a implantação do edifício.

Em complemento a este programa, no prolongamento do edifício, foi previsto um campo relvado adicional para treino intensivo e aquecimento, servindo como complemento ao ginásio.

António Salvador

“Esta é uma obra que vai reabilitar toda esta zona que aqui está parada há mais de 12 anos. Para além da área administrativa e do museu do clube, vai ter um grande pavilhão para todas as modalidades do nosso clube. Consideramos que é uma das melhores infraestruturas para o apoio da formação de atletas a nível nacional e internacional.”

Ricardo Rio

“A Cidade Desportiva do SC Braga tem sido citada como uma estrutura de referência para muitas outras coletividades à escala global. Claro que nós como Bracarenses ficamos orgulhos por ter aqui esta estrutura a funcionar, sendo que poderá servir milhares de jovens que fazem aqui a sua formação desportiva e humana, ao mesmo tempo que encontrámos uma forma de regenerar esta zona e beneficiar a população.”