O SC Braga foi derrotado (80-84), este sábado, na segunda jornada do XVII campeonato da Proliga, em partida disputada no Pavilhão de Lamaçães. No jogo que marcou a estreia dos Gverreiros diante dos seus adeptos, pequenos detalhes ditaram uma grande injustiça.

Focados em capitalizar os bons indicadores já revelados na primeira jornada do campeonato, os comandados de Ricardo Cibrão entraram em campo com os olhos postos na vitória. Apesar da boa entrada da Academia do Lumiar (0-4), rapidamente o conjunto arsenalista tomou as rédeas do encontro e, com toda a naturalidade, chegou ao final do primeiro período a vencer por 17-13.
Assente numa defesa já tradicionalmente intensa e num ataque que melhorou com o decorrer da partida, a equipa da casa chegou ao intervalo em vantagem (35-33).

Na segunda parte, os bracarenses mantiveram os níveis de intensidade e aumentaram a diferença, fechando o terceiro período com um parcial favorável de 56-51. Contudo, tirando partido de uma fase de menor concentração dos visitados, a formação lisboeta acabou por equilibrar a contenda, consumando a reviravolta já no decorrer do último período. Numa etapa final de emoções fortes, o capitão, Rafael Viana, ainda conseguiu igualar a partida (73-73) e forçar o prolongamento. No entanto, com o jogo interior arsenalista já fustigado com faltas, a sorte do jogo sorriu ao adversário.

João Malheiro, com 28 pontos e 7 “triplos, e Rafael Viana, com 17 pontos, foram os destaques da formação minhota.