Chegou o momento decisivo da época. A equipa de basquetebol do SC Braga está na final dos playoffs de promoção do Campeonato Nacional da I Divisão. Os Gverreiros estão prontos e pretendem lutar até ao fim pela subida à Proliga.

Pedro Rodrigues destaca a união e a força do grupo como armas para encarar a final do playoff.

Unidos: “Somos um grupo muito unido e isso vê se tanto dentro de campo como de fora. Estamos na nossa melhor forma, temos um plantel extenso e uma equipa técnica incomparável”.

Decisões: “Estes são os jogos pelos quais nós esperávamos. Não diria que estamos nervosos, mas sim ansiosos e muito motivados. Somos uma equipa que gosta de estar no topo da competição e quanto mais perto estivermos do nosso objetivo, mais agressividade e garra demonstramos dentro de campo”.

Adversário: “Sabemos que o Vasco da Gama é uma equipa aguerrida e isso viu-se com bastante clareza nos dois jogos contra o Guifões. Não esperamos nada menos do que isso: um jogo duro e cheio de emoções. No entanto, a equipa sente-se preparada e motivada para estes confrontos finais”.

Pedro Grenha, técnico da equipa minhota, mostra-se confiante na conquista do objetivo mas alerta para as dificuldades.

A um passo do objetivo: “Estamos onde queríamos estar. Desde o primeiro dia, acreditámos que o compromisso com o trabalho e a seriedade no planeamento seriam decisivos para o sucesso. Conseguimos ser consistentes nestes valores e, por isso, sentimos que estamos preparados. Quando, a este sentimento, juntamos a identidade desta equipa, só podemos estar confiantes”.

Estratégia: “O basquetebol é um jogo de ajustes. Muitas vezes, alterar um detalhe, uma estratégia defensiva ou um conceito ofensivo pode mudar por completo a história de um jogo. Por este motivo, as equipas procuram adotar estratégias para condicionar as principais ações do adversário, limitar os melhores executantes e explorar vantagens dos seus jogadores. Neste caso, ambas as equipas irão estudar o adversário, analisar os jogos anteriores e procurar surpreender”.

Detalhes: “Nós estamos a trabalhar os detalhes daquele que acreditamos ser o melhor plano para o primeiro jogo. Conhecemos os pontos fortes da equipa do Vasco da Gama e sabemos o que queremos executar. Teremos que estar preparados para responder da melhor forma aos desafios que o próprio jogo e que o adversário nos irá colocar. É uma final. Ambas as equipas se irão preparar muito bem e todos os jogadores estarão dispostos a dar o melhor de si e a lutar. Acredito que a equipa que for mais equilibrada nos dois lados do campo e que executar melhor nos momentos decisivos irá vencer.

O primeiro jogo realiza-se no sábado, pelas 21H30, no Parque das Camélias.