O SC Braga garantiu a qualificação para a final da Taça de Portugal Feminina 2019/2020, ao vencer o Estoril-Praia por 1-4 na meia-final da competição. As Gverreiras dominaram as “canarinhas” com uma excelente exibição e voltam a marcar presença em mais uma final da “prova rainha”.

As Gverreiras entram bem na partida: pressão constante na portadora da bola, troca de bola rápida no meio-campo adversário e velocidade nas linhas eram principais armas da equipa de Miguel Santos. O domínio do SC Braga era evidente e o primeiro golo surgiu cedo, logo aos 11 minutos. Jermaine, imparável no ala direita do ataque arsenalista, finalizou com classe na grande área do Estoril-Praia.

Três minutos depois, Keane foi derrubada na área da equipa da casa e foi assinalada uma grande penalidade a favor do Braga. A capitã Dolores Silva não vacilou e aumentou a vantagem das bracarenses no marcador. Um início quase perfeito, perante um Estoril-Praia que não conseguia travar as investidas das Gverreiras.

Aos 29 minutos de jogo, Diana Gomes ainda introduziu a bola no fundo das redes do Estoril-Praia mais uma vez, mas o lance foi invalidado devido a uma falta ofensiva. Hannah Keane também esteve perto do golo, mas o cabecamento da americana esbarrou no poste. A vantagem de dois golos premiava a excelente qualidade de jogo e segurança das Gverreiras, que criaram as principais ocasiões de perigo nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, as Gverreiras voltaram a entrar fortes e o terceiro golo da partida surgiu logo após cinco minutos da etapa complementar. Myra Delgadillo finalizou uma excelente jogada coletiva da equipa de Miguel Santos, com um remate indefensável para Tatiana. No entanto, quatro minutos depois, foi assinalada uma suposta falta de Rayanne à entrada da área das arsenalistas. Ana Viegas, na conversão, reduziu para o Estoril-Praia. Apesar do golo, o SC Braga continuava por cima no encontro. Marie Hourihan, por sua vez, correspondia na perfeição quando era chamada a intervir, evitando os intentos da equipa canarinha.

Aos 75 minutos, Hannah Keane voltou a rematar ao ferro da baliza defendida pelo Estoril-Praia, dando um sinal que as Gverreiras, apesar da vantagem, não baixavam o nível de qualidade de jogo. Com as entradas de Laura Luís e Ana Teles, a equipa ganhou ainda uma maior frescura, num jogo marcado pela grande intensidade de início ao fim. Já perto do apito final, Myra Delgadillo fez o quarto golo do SC Braga e fechou as contas do marcador em 1-4.

Vitória justa para o SC Braga, que conquistou um lugar na final da “prova rainha” do futebol feminino. Para além da final da Taça de Portugal, o SC Braga já havia garantido a presença no jogo decisivo da Taça da Liga, também respetivo à última temporada. Ambos os encontros irão realizar-se no próximo mês de dezembro.