O SC Braga tornou-se na primeira equipa a conquistar a Taça de Portugal de futebol de praia, vencendo o Sporting CP na final da primeira edição da competição, por 8-4.

No Estádio do Viveiro, na Nazaré, palco onde os Gverreiros do Minho se sagraram tricampeões nacionais há uma semana e tricampeões europeus também este ano, a formação minhota foi mais forte que os leões e, fruto de uma boa entrada em campo, resolveu cedo a partida.

Léo Martins, ao desviar um remate de Rafael Padilha, foi o responsável por inaugurar o marcador e por colocar o SC Braga definitivamente na frente do resultado. Pouco depois, Jordan, na conversão de uma falta, ampliou a vantagem para 2-0 e no primeiro período ainda houve tempo para Léo Martins bisar, executando um chapéu sobre o guarda-redes adversário, e fazer o 3-0. Pelo meio, houve ainda tempo para Rafael Padilha brilhar entre os postes, defendendo remates perigosos dos jogadores do Sporting CP.

No segundo período, o Sporting entrou mais pressionante e reduziu para 3-1, por intermédio de Ricardinho. Exibindo maior pendor ofensivo que os Gverreiros, os leões tentaram ameaçar a baliza de Rafael Padilha e Belchior chegou mesmo a atirar à barra. No entanto, os arsenalistas foram eficazes e ampliaram novamente o marcador, com Bruno Xavier, de livre, a ser o autor do 4-1.

Tal como na etapa anterior, o SC Braga entrou no terceiro período com uma vantagem de três golos. Porém, os últimos 12 minutos foram de loucos. O Sporting CP arriscou tudo na tentativa de ainda recuperar no resultado, mas os Gverreiros do Minho souberam ter o marcador sob controlo, pois a cada golo dos leões, os minhotos responderam de imediato. Assim, Ricardinho fez o 4-2, Bê Martins o 5-2, Belchior o 5-3 e Jordan o 6-3.

Até ao final, o Sporting CP fez de tudo para tentar voltar a aproximar-se no resultado, mas quem marcou foi o SC Braga, que chegou ao 8-3 por Léo Martins e Bê Martins. Só depois é que os leões marcaram, com Rui Coimbra a fixar o resultado final de 8-4. Desta forma, não deixou escapar o triunfo e a oportunidade de ser a primeira equipa a levantar o troféu da Taça de Portugal, deixando pelo caminho nesta caminhada o CD Nacional, BIR, Casa do Benfica Loures e Sporting CP.

Ano 2019 de ouro para a equipa de futebol de praia do SC Braga, que se sagrou campeã do Mundo, tricampeã da Europa e tricampeã nacional. Agora, torna-se a primeira a conquistar a Taça de Portugal, prova que marca o arranque da temporada 2019/2020.